A Secretaria de Educação tem como um dos seus objetivos promover a qualificação dos profissionais da área. Nesse horizonte, faz-se necessário proporcionar capacitações que expressem um processo contínuo dos temas que são aplicados em salas de aula. E na última quarta-feira (28), iniciou a Formação para Auxiliares de Educação Infantil no Centro Municipal de Aperfeiçoamento Pedagógico e Avaliação (CMAPA).
“Ser adulto referência e preparado para atender crianças na escola infantil” tem como objetivo oferecer repertório e orientações pedagógicas para qualificar o atendimento às crianças. Serão quatro encontros nos meses de junho, julho, agosto e setembro. Os encontros estão sendo mediados pelas professoras da rede pública de ensino como Caroline de Paula Borges, vice-diretora da EMI Luz do Amanhã, Marta Sassi, diretora da EMI Recanto Alviazul, e Susana Pano, vice-diretora da EMI Santa Fé.
São abordados os seguintes conteúdos: acolhimento, contação de histórias, brinquedos e brincadeiras, rotinas de sala de aula, cuidados com a alimentação e higiene das crianças. A formação acontecerão nos dias 28/06, 19/07,23/08 e 27/09 totalizando uma carga horária de 16h. Em torno de 60 auxiliares de Educação Infantil participam da capacitação.
Susana destaca sobre as características de ser um adulto de referência e a importância que o curso tem para as auxiliares de Educação Infantil.
“Ser adulto referência na Educação Infantil é doação, afeto, sensibilidade e responsabilidade. É dar a mão e mostrar o caminho apresentando o mundo para as nossas crianças. A formação proporciona estudos e reflexões sobre o papel do adulto referência, além de trocas de experiências buscando ampliar o repertório de possibilidades que serão oferecidas às crianças”.
Fotos: Divulgação/SMED
Foto: Ilustração
IDENTIFICADO HOMEM MORTO A TIROS NO VILA NOVA II, EM BENTO GONÇALVES
ADOLESCENTE É VÍTIMA DE TENTATIVA DE HOMICÍDIO NO PARQUE DE EVENTOS DA FENACHAMP, EM GARIBALDI
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China