O curso tem como objetivo qualificar profissionais que atuam nas escolas municipais, no que tange à temática de Educação Especial e Educação Inclusiva, tendo como público-alvo os professores do Serviço de Atendimento Educacional Especializado (SAEE), supervisores das escolas de ensino fundamental e vice-diretoras das escolas infantis.
A formação será composta por quatro módulos, totalizando 60 horas em formato presencial e Ead, cujas temáticas serão abordadas da seguinte forma:
22/05 a 29/05 – Módulo 1 – Legislação e terminologias; Deficiências e transtornos; Objetivos do AEE
29/05 a 26/06 – Módulo 2 – PEI (Plano Educacional Individualizado) e adaptação curricular; Avaliação diagnóstica e estratégias de intervenção na Sala de Recursos Multifuncional e em sala de aula comum
26/06 a 14/08- Módulo 3 – Sala de Recursos Multifuncional e materiais pedagógicos; Diálogos entre AEE e professores de sala de aula comum
14/08 a 11/09 – Módulo 4 – Tecnologias Assistivas
O primeiro encontro da formação teve a participação da Coordenadora do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE), Professora Odila Bondam Carlotto, que destacou a importância do comprometimento de cada profissional no processo de aprendizagem. As professoras Andrea Poletto Sonza e Greicimara Vogt Ferrari, falaram sobre a legislação que garante o direito das pessoas com deficiência à educação, assim como exemplificaram intervenções pedagógicas de sucesso para estudantes com deficiência. O servidor Everaldo Carniel também contribuiu com sua experiência pessoal em defesa dos direitos das pessoas com deficiência.
Bruna Poletto Salton, conduzirá o módulo 4, o qual terá como objetivo a interlocução entre as necessidades dos estudantes com deficiência que estão nas escolas municipais e as possibilidades de desenvolvimento de tecnologias assistivas no Centro Tecnológico de Acessibilidade do IFRS e no Espaço Maker da SMED, coordenado pelo Assessor Pedagógico Luis César Minozzo. O Curso é organizado pela Professora de AEE Rosangela Garcia, Professora visitante do IFRS, e conta com a participação das psicopedagogas do IFRS Jacqueline Cristina Bernardo da Silva e Érica Roballo Friedrich.
A supervisora educacional Roberta Pertile, da EMEF Vânia Medeiros Mincarone, ressalta que “a qualificação profissional dos professores é fundamental para promover um ensino inclusivo e a cada dia se faz mais urgente. Por isso a formação foi essencial para ressignificar o nosso trabalho pedagógico. O curso propiciou troca de experiências e o conhecimento de novas metodologias que poderão ser utilizadas para atender a diversidade e promover a educação inclusiva, na busca cada vez mais da qualidade, nas escolas do nosso município”.
Para a assessora pedagógica do NID, Graciela Tramontina Poletto, “esta formação contribui para o exercício da prática pedagógica através da qualificação e aprimoramento dos conhecimentos dos profissionais que atuam com os alunos de inclusão. Isso possibilita que estes desenvolvam suas habilidades e construam novos saberes, reconhecendo-se como sujeitos com seus direitos e deveres”.
Para a Secretária Municipal de Educação, Professora Adriane Zorzi, “debruçar-se sobre a temática da Educação Especial e Educação Inclusiva é de fundamental importância, tendo em vista o crescente número de estudantes com necessidades educacionais específicas e a necessidade de aperfeiçoamento das equipes escolares para diminuir barreiras. Para termos sucesso é de fundamental importância a parceria com o IFRS – através dos profissionais que atuam na nestas formações”.
Fotos: Divulgação/SMED
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor