Secretaria de Educação: Projeto Escritor na Escola estimula e fortalece o hábito da leitura com ludicidade e vivência significativa

A Secretaria de Educação, por meio do projeto “Bento Gonçalves: Saberes e Sabores da Aprendizagem” em parceria com a Editora Moderna, iniciou nesta segunda-feira, 1º de setembro, atividades referentes à ação “Escritor na Escola”, visando estimular a leitura e escrita nas escolas de Educação Infantil e de Ensino Fundamental da rede municipal de ensino. No final de agosto, o escritor César Obeid, integrando o projeto, esteve em dois educandários conversando sobre Escrita Criativa.

Os Vivandeiros da Alegria, grupo de contadores de histórias e animadores culturais, estão circulando pelas escolas trabalhando os livros que foram entregues junto com o material do Set Brasil 360º no início do ano letivo, promovendo o acesso ao livro literário. Obras de autores consagrados, como Pedro Bandeira, Rosana Rios, Ilan Brenman, compõem o acervo entregue, que está alinhado aos objetivos do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. A curadoria selecionou títulos conforme a faixa etária e que contemplam temáticas adequadas aos interesses dos estudantes.

Os Vivandeiros realizam contações de histórias, brincadeiras e utilizam músicas para abordar os livros dos Anos Iniciais, e o jogo Passa ou Repassa, para os Anos Finais. Além isso promovem outras atividades fomentadoras para o hábito leitor, explorando as narrativas de formas imaginativas, criativas e lúdicas, o que cria conexões significativas.

A Secretária de Educação Andreza Ana Peruzzo destaca que esse movimento representa muito mais do que levar livros para dentro da escola.

“Ele fortalece nossa identidade local, amplia horizontes e desperta nas crianças e adolescentes o gosto pela leitura e pela escrita. Quando aproximamos os estudantes dos autores, das histórias e das diferentes formas de narrar, estamos oferecendo não apenas conhecimento, mas também experiências que transformam vidas. O projeto ‘Escritor na Escola’ é parte de um trabalho maior da Secretaria Municipal de Educação, que busca integrar cultura, aprendizagem e valores, garantindo uma formação mais ampla e significativa para todos os nossos alunos”, enfatiza a Andreza.