Nesta quinta-feira, 02, foi apresentado o cronograma para retorno das aulas da Educação Infantil no Município. O retorno facultativo acontece no dia 08 de setembro para as escolas infantis privadas e no dia 14 para os alunos do Município. O reinício depende da classificação da região da Serra no Distanciamento Controlado.
A Secretaria de Educação já se prepara há meses para a retomada do ano letivo. Todas as escolas apresentaram os protocolos de contingência próprios para prevenção, monitoramento e controle da transmissão da Covid-19 nas instituições, que foram aprovados pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde para a Educação (COE-Escola). “Estamos nos preparando há meses para que esse possível retorno seja realizado com responsabilidade e segurança. Com a capacitação dos profissionais, aquisição de EPIs, e todos os protocolos foram apresentados pelas escolas. Deixando bem claro que é facultativo e permanecem as atividades online para quem optar por não retornar”, destaca a Secretária de Educação, Iraci Luchese Vasques.
Os regramentos observam o transporte escolar, refeitórios e salas de aula, com distanciamento mínimo entre os alunos, uso de máscara e máximo de 50% de alunos em sala de aula (sempre nos mesmos grupos para facilitar o rastreamento de contactantes, em caso de caso positivo).
Será realizada higienização adequada dos espaços e todos os alunos terão a temperatura aferida antes de ingressar na instituição – no caso de temperatura igual ou superior a 37,8 graus, o estudante não poderá entrar na escola e será orientado sobre o acompanhamento dos sintomas.
O Município ainda definiu como protocolo obrigatório a testagem de todos os profissionais das escolas municipais – professores, diretores, funcionários – o que será realizado antes do retorno das aulas. Neste fim de semana, a Secretaria da Saúde irá realizar a testagem dos funcionários de Ensino Infantil Privado. Serão cerca de 300 profissionais testados, de 21 escolas privadas. O cronograma para as escolas Municipais será informado antes do retorno das atividades.
Se algum resultado for positivo o profissional será encaminhado para o tratamento e isolamento.
Horas aulas
Os alunos que não retornarem para escola continuam com as aulas online. Para isso, a Secretaria de Educação já organizou o cronograma dos professores, não tendo sobrecarga nas atividades e mantendo o conteúdo para os estudantes.
Educadores Infantis de 30 horas ficarão 4 horas em sala de aula e 2 horas à disposição dos alunos que estão no ensino remoto.
Professores de Educação Infantil de 20 horas ficarão 3 horas em sala de aula e 1 hora à disposição dos alunos que estão no ensino remoto.
Pórticos
Foram adquiridos 10 pórticos preventivos de desinfecção de vestimentas e paramentos que utiliza água ozonizada para a desinfecção de superfícies como roupas, paramentos, mochilas, entre outros, e é 100% seguro para saúde.
Foram comprados EPI’s através de licitação, termomêtros, tapetes sanitizantes, luvas, propés, aventais, face shield, álcool em gel, sabonete líquido, papel toalha e máscaras inclusivas.
Capacitações
Dia 28 de agosto: capacitação com merendeiras e higienizadoras da Rede Municipal de Ensino. O evento virtual visou orientar as profissionais sobre o protocolo sanitário de uma possível volta às aulas.
Dessa forma, foi apresenta a legislação, bem como, a condução de ações como a higienização dos alimentos quando chega à escola, a questão do uso do refeitório ou não, de como servir o alimento, os cuidados com os Equipamentos de Proteções Individuais (EPIs).
Dia 24 de agosto a 3 de setembro: realizado o Seminário de Educação que aborda diversos assuntos como os cuidados em relação à saúde física e emocional de quem ensina, a relação da família com a escola e como se reinventar neste momento da pandemia. Visando a abordagem integral da educação. Atividades seguem até sexta-feira, 04.
Dia 10, 11, 12,14 e 17 de agosto: “Um Olhar para o Cuidado” – Professores Educação Infantil.
Dia 30 de julho: Katiane da Silveira – Psicopedagoga “Humanização no Espaço escolar”.
Dia 24 e 26 de junho: Psicóloga Bianca Stock “Escuta docente: partilha e estratégias, por escolas vivas em tempo de pandemia”.
De 14 de julho a 24 de agosto: Encontro com professores para adequar a flexibilização curricular 2020/2021.
Dias 08 de julho e, 02 de agosto: Encontro dos professores de Educação Física para compartilharem experiências das atividades remotas e avaliações.
Estão previsto para setembro: Encontros com psicólogas para Auxiliares de Educação Infantil, Professores dos anos finais, Ensino Médio e equipe diretivas.
Encontros circulares – JR – com equipes diretivas.
“Um Olhar para o Cuidado” – Professores Auxiliares de Educação Infantil
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
Foto: José Martim Estefanon
BRIGADA MILITAR APREENDE ADOLESCENTE POR PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO E TRÁFICO DE DROGAS, EM CAXIAS DO SUL
Divulgada lista dos aprovados no Vestibular de Medicina da UCS
EMTI São Roque – Professora Nilza Côvolo Kratz: festividade marca os dez anos da instituição