Primeira edição objetiva fortalecer e ampliar a visibilidade das pesquisas científicas realizadas na rede pública
Os educandários têm a tradição de realizar mostras científicas e culturais internas, proporcionando um espaço de visibilidade para projetos científicos. Para ampliar esse cenário, a Secretaria de Educação promove, nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, na Universidade de Caxias do Sul, a Mostra Municipal e Científica de Bento Gonçalves. A mostra busca possibilitar a integração de alunos e professores com estudantes de outras instituições de ensino, ampliando relações e possibilitando contato com outras culturas.
O evento objetiva fortalecer a busca de conhecimentos, a criatividade, o interesse e a continuidade na pesquisa científica, além de proporcionar o intercâmbio de ideias, conhecimentos e soluções. As ações já começaram com o lançamento do regulamento em reunião com as supervisoras escolares, nesta terça-feira (26). Cada escola poderá escolher dois trabalhos de Anos Finais para integrar a Mostra Municipal e precisará confeccionar um display com introdução, desenvolvimento, objetivo, conclusão e referências. Destaca-se que as EMIs e os Anos Iniciais vão promover apresentações artísticas e culturais.
Vão ser premiados três trabalhos que precisam estar de acordo com o tema “Sustentabilidade: eu acolho, eu transformo”, contemplando os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e a Agenda 2030, plano de ação global da ONU. No total, o público e as famílias vão conhecer 32 projetos científicos com temas diversificados como meio ambiente, resíduos, educação emocional, Imigração Italiana, inclusão, entre outros que mobilizam as metas para a conscientização de ações estruturantes e colaborativas para a coexistência entre as relações humanas, a natureza e o Planeta Terra.
“Incentivar a pesquisa científica e a inovação tecnológica na educação é fundamental. Instigar nossos alunos a resolver os problemas do cotidiano através do levantamento de hipóteses, do experimento, do estudo e da prática transforma a ação pedagógica. É importante que os alunos compreendam o conhecimento, que é construído na escola os fará melhor preparados para os desafios do presente e do futuro. O trabalho cooperativo, baseado no diálogo e na construção conjunta de soluções para os desafios apresentados são bases para uma aprendizagem significativa. A Mostra tem por objetivo favorecer o protagonismo dos estudantes e dos professores das nossas escolas.”, enfatiza a Secretária de Educação Andreza Ana Peruzzo.
Fonte e foto: Assessoria de Comunicação – Prefeitura
BRIGADA MILITAR PRENDE HOMEM POR PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO NO GLÓRIA, EM BENTO GONÇALVES
Praça CEU, em Bento, sedia Capacitação em Acessibilidade nas Artes no sábado, 30 de agosto
Hospital Tacchini Carlos Barbosa convida para Roda de Conversa sobre Combate ao Tabaco