Secretaria de Educação investiu aproximadamente R$ 272 mil em playgrounds e brinquedos educativos em 2023

Ação visou a aquisição de novos ou a substituição de aparelhos

Investir na qualidade de crescimento dos alunos é uma das metas que a Secretaria de Educação promove por meio de suas ações. O ensino, a merenda, o material padronizado, as benfeitorias na estrutura física dos educandários são alguns exemplos da atenção para com o desenvolvimento e junta-se a esse universo a aquisição de playground e brinquedos educativos que integram o planejamento pedagógico das EMIs e EMEFs.

A hora do brincar é direito da criança e é uma atividade para o seu desenvolvimento psíquico e motor. Os playgrounds e brinquedos educativos (como piscina de bolinhas, bolas de pilates, túnel, camas elásticas, motocas, triciclos, entre outros) auxiliam na aquisição de habilidades e sociabilidade e, no ano de 2023, a secretaria investiu R$ 271.723,00, seja na aquisição de novos ou a substituição dos aparelhos feitos de materiais de plástico, madeira ou metal.

A diretora da EMI Mundo Encantado, Marciana Balbinot Gentilini, fala sobre a importância de proporcionar espaços próprios para o brincar. “No ano letivo de 2023 recebemos inúmeros brinquedos pedagógicos e, inclusive, um parque infantil. Assim, tivemos e teremos o prazer de oportunizar às nossas crianças momentos de múltiplas aprendizagens, estimulando a fantasia, a socialização, a psicomotricidade e a diversão. Ainda, nossas educadoras ganharam materiais de qualidade, enriquecendo ainda mais o fazer pedagógico diário”.

A Supervisora de Educação Infantil da EMEF Maria Borges Frota, Luciane Piccin Comparin, fala sobre as vivências e benefícios que trazem o playground e os brinquedos educativos. “Na Educação Infantil é importante que as crianças convivam em ambientes que possam manipular objetos, brinquedos e interagir com outras crianças. Ao brincar, as crianças expõem seus sentimentos, aprendem, constroem, exploram, pensam, sentem, reinventam e se movimentam. A hora do brincar, que é uma constante na educação infantil, desenvolve habilidades psicomotoras, sociais, afetivas, cognitivas.”

A psicóloga da Secretaria de Educação, Nádia De Césaro, fala sobre a essencialidade do brincar. “É por meio das brincadeiras que a criança encena a vida real compartilhada com seus pares e com adultos e, assim, desenvolve habilidades cognitivas, sociais, emocionais e motoras, as quais serão a base para a aquisição de habilidades futuras”.

A Secretária de Educação Adriane Zorzi reflete sobre o investimento para aquisição de playgrounds e brinquedos educativos. “Equipar as escolas com playground e brinquedos educativos é muito mais que o investimento financeiro para as crianças brincarem. No brincar, a criança não desenvolve apenas as suas capacidades físicas, mas, principalmente, competências cognitivas, emocionais e sociais, auxiliando-a a resolver problemas, tomar decisões, explorar, negociar e expressar-se nas diversas situações do cotidiano.”

Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Fotos: Divulgação/SMED

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