Ação é realizada desde 2013 e, em 2024 foram entregues aproximadamente mil plantinhas para 45 escolas
A Secretaria de Educação (SMED) iniciou, na última semana, a entrega de mudas para a horta escolar de educandários da rede pública de ensino pelas coordenadoras do Grupo de Inovação e Sustentabilidade (GIS) Carla Carvalho Carlesso e Vanessa Candito. Em 2024, foram entregues, aproximadamente, mil mudas para 45 escolas.
A ação é realizada desde 2013 dentro do “Olhar Atento: Ciências para a vida” que agora foi unificado, com outros projetos da SMED, em “Bento Gonçalves – Saberes e sabores da aprendizagem” que tem como tema norteador os eixos da sustentabilidade, trabalhando a cultura local, a ecologia e a leitura. Como explica Carla, a unificação vai potencializar os objetivos previstos, “vai torná-los mais fortes e significativos para o desenvolvimento das habilidades e vivências previstas, desde a Educação Infantil até os Anos Finais”.
A primeira escola a receber as mudas foi a EMEF Ernesto Dorneles, localizada no bairro Universitário. Foram solicitadas plantinhas como alface, beterraba, tempero verde e chás, e os alunos do 2º e 5º auxiliaram no processo de plantio, pois incentivam o protagonismo, abrangendo o ensino em sala de aula até a sua prática.
“São momentos de contato com a natureza, alimentação saudável, onde ensinamos o processo do plantio e colheita, cooperação entre colegas e a empatia ao próximo. Esse projeto já vem com a escola há alguns anos e é trabalhado com todas as turmas no decorrer do ano, inclusive na produção do próprio adubo com a composteira”, destaca a diretora Cristine Paese Alves.
A coordenadora Carla corrobora a fala da diretora e expressa sobre o caráter integral da ação. “A horta escolar é um importante recurso para as boas escolhas alimentares e além de proporcionar atividades pedagógicas envolvendo assuntos como meio ambiente, nutrição, cooperação e habilidades e competências de caráter transdisciplinar. Quando a gente propõe a ação, a escola, na sala de aula, precisa abordar o assunto e transmitir os valores do cuidar da terra, de integrar esse processo numa dinâmica ativa. São ações simples que trazem grandes resultados”.
A secretária de Educação, Andreza Peruzzo, ressalta sobre o trabalho e os benefícios de proporcionar uma integralidade na questão da alimentação.“A saúde inicia na mesa! Uma alimentação saudável é fundamental para uma vida plena e de qualidade. A horta escolar proporciona para as crianças o cultivo de alimentos que farão parte da sua alimentação. Além de ensinar para as crianças o amor e o cuidado com o meio ambiente. Nossas escolas têm um cardápio rico em cores e sabores”, destaca.
As mudas são fornecidas pela Agro Pet dos Anjos.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Fotos: Divulgação/SMED
Governador entrega duplicação de trecho da avenida Paraguassu, em Imbé, antiga reivindicação de veranistas e moradores
Morador do Norte do Rio Grande do Sul ganha prêmio principal do sorteio de fevereiro
Termina nesta sexta-feira, dia 28, o prazo para quitar o IPVA 2025 com descontos de até 22,40%