Bento: secretária de Educação informa os pais sobre as vagas na rede pública

As inscrições dos alunos realizadas a partir do dia 15 de janeiro estão sendo analisadas pela Central de Vagas

Com foco no diálogo e na transparência das ações, a Secretaria de Educação (SMED)  sobre informa sobre as vagas na rede municipal de ensino e convênios. A secretária Adriane Zorzi destaca que todos os alunos em idade obrigatória escolar terão asseguradas vagas na rede pública, seja municipal, estadual ou por parceria.

Na rede pública infantil, de zero a três anos e 11 meses, as crianças cujas famílias atendam os critérios estabelecidos (zoneamento, deficiência e renda, vulnerabilidade e renda de até cinco salários mínimos) também terão asseguradas vagas nas creches municipais ou por meio de convênios em instituições particulares.

“Estamos trabalhando para atender ao máximo as demandas. Já estão matriculados na rede municipal mais de 12,3 mil alunos, sendo 1,9 mil novos estudantes. A Prefeitura, a partir da inauguração de novas escolas nos bairros Zatt e São Roque e ampliações, abriu mais 600 vagas de educação infantil. Até o final deste ano, no ensino fundamental, também serão mais 600 vagas ofertadas. Além disso, estão sendo realizadas, desde o final do ano passado, diversas reformas e melhorias na estrutura dos educandários com o objetivo de qualificar sempre o ensino ofertado”, informa a secretária de Educação.

A partir de determinação do Tribunal de Contas do Estado, o município não poderá mais ofertar neste ano vagas compradas para alunos de idade obrigatória, pré-escola e ensino fundamental em escolas particulares. Diante disso, a Prefeitura buscou outras alternativas e estabeleceu parcerias no qual as instituições privadas fornecem o espaço  “É uma decisão do TCE e precisa ser cumprida. Mas procuramos outras soluções e estabelecemos uma forma de parceria para atender aos alunos”, explica Adriane.

Levando em consideração todos os convênios firmados pela Secretaria de Educação para 2024 em todos os níveis de ensino, serão ofertadas por esses meios até 500 vagas na pré-escola, 850 vagas no ensino fundamental, ambas por parcerias, e até duas mil vagas em idade de creche, por meio de convênio.
Em relação a essas vagas de creche, 889 alunos foram encaminhados para vagas de convênio, cuja lista pode ser conferida no https://bentogoncalves.educarweb.net.br/servicoexterno/matricula-2024/publicacoes.

As famílias que atendem todos os critérios estão sendo comunicadas.

Outro ponto importante destacado pela secretária na reunião foi quanto à documentação. Muitas vezes as análises são um pouco demoradas porque envolvem uma série de documentos e comprovantes que precisam ser checados pelas equipes responsáveis. Segundo a Secretaria, mais de 700 famílias que solicitaram inscrição ainda não encaminharam toda a documentação. O envio deve ser feito via WhatsApp, para o número 3055-7253, para que o processo tenha andamento.

A Secretaria ainda informou que 188 inscrições não atenderam aos critérios previstos em decreto, pois a renda ultrapassa o determinado de cinco salários mínimos. Para as vagas nas creches, 153 alunos estão na lista de espera. A expectativa é que em todos os níveis de ensino, o município atenda ao longo do ano cerca de 13,6 mil alunos.

As inscrições dos alunos realizadas a partir do dia15/01 (segunda etapa) estão sendo analisadas pela Central de Vagas.
Salientamos que os alunos em idade obrigatória, cujo ano letivo inicia em 26/02, estarão sendo encaminhados nas próximas semanas.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

error: Conteúdo Protegido