Assim, a SMED está promovendo a Semana do Brincar nas escolas municipais infantis enfatizando a importância desta ação tão importante para a rotina da criança. Os educandários organizaram um cronograma com brincadeiras como aventuras envolvendo contações de histórias, músicas, exploração de materiais naturais, show de mágicas, cantos do brincar com diversas possibilidades de exploração e criação, brinquedos infláveis, circuitos sensoriais, festa das cores, resgate das brincadeiras antigas de roda e muito mais.
De acordo com a psicóloga do Núcleo de Integração e Diversidade (NID), da Secretaria de Educação, Suelen Bordignon, “o brincar tem um papel essencial no desenvolvimento de necessidades emocionais da criança e possibilita que a mesma possa aprender e experienciar o mundo ao seu redor. Certamente vai muito além de um momento de divertimento – embora esse, por si só, já tenha grande importância. É um momento rico para o desenvolvimento de habilidades físicas, cognitivas e socioemocionais, tais como a aprendizagem de regras e limites, desenvolvimento da autonomia e senso de pertencimento, expressão emocional e socialização”.
A Secretária de Educação, Adriane Zorzi, ressalta que “a Semana do Brincar é um momento para comemorar, mas também para refletirmos e mostrarmos a importância da brincadeira, do lúdico na vida e no desenvolvimento integral e saudável das crianças. É através da interação com o brinquedo e com o outro na brincadeira, que a criança se socializa, desenvolve habilidades e constrói conhecimentos”.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Fotos: Divulgação/SMED
Alunos da EMEF Maria Borges Frota participam de contação de histórias em alusão à consciência negra
Prefeitura realiza reunião com corsan para tratar sobre o abastecimento de água nos bairros
Em formato on-line, OAB/RS realiza eleições nesta sexta-feira