Nesta quinta-feira (1º), iniciou na Fundação Casa das Artes, em Bento Gonçalves a Conferência Internacional de Educação Ambiental. E a Secretaria de Educação (Smed) apresentou o painel “Rumo à Sustentabilidade” mostrando o percurso iniciado em 2021 até 2023, onde 46 educandários da rede pública de ensino criaram projetos norteadores para serem executados ao longo do ano.
Foram apresentados cases das escolas municipais baseados na sustentabilidade, com uma temática voltada à sustentabilidade e ao engajamento para com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). As propostas apresentadas buscaram favorecer o cumprimento da Agenda 2030, proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU), tendo em vista as exigências e desafios que as mudanças sociais e tecnológicas do mundo atual têm dirigido à educação.
A mesa iniciou com a fala da Secretária de Educação Adriane Zorzi, que destacou o percurso da rede na consolidação de ações voltadas à Educação Ambiental. Na sequência, o Grupo de Inovação e Sustentabilidade (GIS) apresentou práticas e aprendizagens resultantes dos projetos norteadores escolares desenvolvidos no ano passado e em andamento neste ano, a partir da temática “Rumo à sustentabilidade: espaços inteligentes em evolução”.
O GIS é coordenado por Carla Carlesso e Luís César Minozzo. O grupo destaca que “esse momento é significativo e oportuniza a troca de vivências entre as escolas e redes de ensino. Avançando na área da sustentabilidade, a SMED vem investindo em capacitações e apoio ao trabalho realizado junto aos alunos e professores, oportunizando maior engajamento no trabalho norteador das escolas”.
As Escolas Municipais Bom Pastor e Prof. Ulysses Leonel de Gasperi exemplificaram ações desenvolvidas nas escolas no contexto da sustentabilidade e relataram experiências de descoberta, aprendizado e de mobilização dos estudantes e suas comunidades escolares.
A diretora da EMEF Ulysses Leonel De Gasperi, Ana Paula Poletto, destaca que “com a realização deste projeto durante o ano letivo de 2023, espera-se a conscientização e engajamento de toda a Comunidade Escolar para reconhecerem a importância das nossas ações e das pequenas mudanças de atitude, pois sustentabilidade é o esforço para que o desenvolvimento econômico e social aconteça, garantindo equilíbrio e harmonia para as próximas gerações”.
A diretora da EMI Bom Pastor, Lina Ana Zeni, destaca sobre o engajamento do projeto. “As ações e as devolutivas das famílias acerca do nosso projeto, tem sido muito gratificantes e nos mostram que estamos no caminho certo e com certeza atingindo e superando as nossas expectativas. Participar hoje da Conferência Internacional de Educação Ambiental com o relato do nosso projeto norteador foi maravilhoso. Poder representar a Educação Infantil do município, também sinaliza o quanto a Educação Ambiental vem sendo trabalhada com seriedade e responsabilidade nas nossas escolas de educação infantil”.
A programação do evento segue até esta sexta-feira (02). Antes do encerramento, acontecerá a entrega do Prêmio Nana Mininni Medida, destinado a destacar as 10 melhores práticas em Educação Ambiental Formal e Não-formal.
Foto: Jose Martim Estefanon
Fonte: Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura de Bento
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor