Anualmente, a Secretaria de Educação (SMED) de Bento Gonçalves investe em diversas formações continuadas para os professores e diferentes grupos de profissionais da educação da rede municipal de ensino. São importantes momentos que expressam um processo comprometido com o fazer pedagógico diário dos educandários e dos alunos, refletindo sobre as mudanças da área, temas como inclusão, diversidade, educação emocional, educação musical, assim como, promovendo o enfoque para a aprendizagem. Neste ano, aproximadamente 800 profissionais da rede municipal de ensino de Bento Gonçalves serão contemplados.
Nesse contexto, a SMED organiza e propõe, no Centro Municipal de Aperfeiçoamento Pedagógico e Avaliação (CMAPA), momentos formativos mensais, tendo iniciado no mês de março. Para o Ensino Fundamental, a primeira formação teve como tema o cuidado e o autocuidado com a vida e o mundo, na palestra “Valores Humanos – Espaços e tempos para o cuidado e autocuidado” ministrada pelo sociólogo, escritor e Doutor em Teologia pela PUCRS, Giovanni Mattiello.
“Falamos de uma felicidade mais real, de um conhecer a si mesmo, de como as coisas reverberam na gente, dentro de valores como amor, simplicidade, paz, justiça, para fazer essa reflexão. O educador(a) tem um desafio muito grande. A sociedade vai mudando com menos tempo de reflexão. As crianças vão mudando e é preciso estar conectado com tudo isso. O fato de estarem aqui hoje mostra a preocupação com estas realidades e seu empenho para que o espaço da sala de aula seja um espaço de cuidado, de acolhimento, de esperança e de fazer o futuro a partir de agora”, afirma Giovanni.
A professora do componente de Matemática, Cristiane Ferrari Rizzi, leciona em dois educandários, EMTI São Roque e EMEF Lóris Reali. Ela participou do momento conduzido por Giovanni e explicita a necessidade de aplicar em sala de aula os ensinamentos ligados ao cuidado e autocuidado. “É uma palestra bem significativa com relação à questão de valores. É um momento de reflexão para nós, profissionais, entendermos até que ponto podemos favorecer a construção de humanos junto aos nossos alunos. É algo antigo, mas que está fazendo falta na atualidade”.
Ainda, os professores tiveram uma explanação com a assessora pedagógica da Soluções Moderna no Rio Grande do Sul, Maria Luciane Franco, incentivando e mostrando as potencialidades das formações on-line e dos materiais digitais disponíveis na plataforma do SET Brasil. É um recurso que complementa os materiais físicos, “buscando outras possibilidades, outras ferramentas para atingir a diversidade em sala de aula. É um material bastante rico”, ressalta.
Conforme a assessora pedagógica da SMED, Marli Marangoni, as formações continuadas expressam um compromisso qualitativo assumido pela rede municipal de ensino, que visa a “instrumentalizar os professores para a promoção da aprendizagem e a qualificação do desempenho de todos os alunos, com foco na educação inclusiva e no desenvolvimento de habilidades essenciais para a continuidade dos estudos e para a vida. Em todas as etapas, o objetivo é oferecer subsídios teórico-práticos para fortalecer as práticas pedagógicas, tendo em vista a garantia de aprendizagens voltadas às experiências, de modo significativo e criativo”.
Como visto acima, outra demanda que está sendo acompanhada pela SMED é a questão de inclusão, que traz muitas especificidades, como explica Marli, e está em convergência com o desafio de garantir oportunidades de aprendizagem para todos. A “Gestão da sala de aula e estratégias para uma educação inclusiva” será objeto de reflexão para todos os professores, da Educação Infantil aos anos finais do Ensino Fundamental.
“Trata-se de uma demanda ampla e crescente, que diz respeito a todos nós, pois, em alguma medida, todos somos público de inclusão. Todos nós, de algum modo, precisamos nos sentir incluídos para que a escola seja espaço de aprendizagem, e entendemos que as práticas educativas precisam ser garantidas a todos os alunos. A inclusão acontece todos os dias, em ações contínuas e intencionais, considerando as especificidades dos sujeitos participantes do processo de aprender, e envolve questões ligadas a necessidades de aprendizagem, entre tantas outras que compõem a identidade e o contexto sócio-cultural dos estudantes. O assunto, cuidadosamente acompanhado pelo Núcleo de Inclusão e Diversidade (NID), vai atravessar todos os encontros.”.
A grade das formações continuadas também vai abordar assuntos como a formação leitora na escola, vivências teórico-práticas de educação musical, educação emocional e temas específicos para a Educação Infantil, Educação Fundamental Anos Iniciais e Finais.
A Secretária de Educação Adriane Zorzi comenta sobre essa base essencial para o fazer pedagógico diário da educação pública de Bento Gonçalves. “Tendo em vista a missão de oportunizar serviços educacionais de qualidade, comprometidos com a atuação transformadora e tendo como foco a aprendizagem alicerçada nos princípios de universalidade, equidade e diversidade, buscamos potencializar a formação continuada dos professores e demais profissionais que atuam nas escolas da rede – e, por consequência, qualificar o aprendizado das crianças e adolescentes. Desse modo, os momentos formativos visam ao acolhimento e à interlocução com os professores, alinhando e aperfeiçoando as práticas pedagógicas, complementando a formação acadêmica e oferecendo apoio pedagógico especializado”.
Foto: Jose Martim Estefanon
Fonte: Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura
PG
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves