Secretaria de Educação de Bento inicia formações continuadas para os professores da rede pública de ensino

Anualmente, a Secretaria de Educação (SMED) de Bento Gonçalves investe em diversas formações continuadas para os professores e diferentes grupos de profissionais da educação da rede municipal de ensino. São importantes momentos que expressam um processo comprometido com o fazer pedagógico diário dos educandários e dos alunos, refletindo sobre as mudanças da área, temas como inclusão, diversidade, educação emocional, educação musical, assim como, promovendo o enfoque para a aprendizagem. Neste ano, aproximadamente 800 profissionais da rede municipal de ensino de Bento Gonçalves serão contemplados.

Nesse contexto, a SMED organiza e propõe, no Centro Municipal de Aperfeiçoamento Pedagógico e Avaliação (CMAPA), momentos formativos mensais, tendo iniciado no mês de março. Para o Ensino Fundamental, a primeira formação teve como tema o cuidado e o autocuidado com a vida e o mundo, na palestra “Valores Humanos – Espaços e tempos para o cuidado e autocuidado” ministrada pelo sociólogo, escritor e Doutor em Teologia pela PUCRS, Giovanni Mattiello.

“Falamos de uma felicidade mais real, de um conhecer a si mesmo, de como as coisas reverberam na gente, dentro de valores como amor, simplicidade, paz, justiça, para fazer essa reflexão. O educador(a) tem um desafio muito grande. A sociedade vai mudando com menos tempo de reflexão. As crianças vão mudando e é preciso estar conectado com tudo isso. O fato de estarem aqui hoje  mostra a preocupação com estas realidades e seu empenho para que o espaço da sala de aula seja um espaço de cuidado, de acolhimento, de esperança e de fazer o futuro a partir de agora”, afirma Giovanni.

A professora do componente de Matemática, Cristiane Ferrari Rizzi, leciona em dois educandários, EMTI São Roque e EMEF Lóris Reali. Ela participou do momento conduzido por Giovanni e explicita a necessidade de aplicar em sala de aula os ensinamentos ligados ao cuidado e autocuidado. “É uma palestra bem significativa com relação à questão de valores. É um momento de reflexão para nós, profissionais, entendermos até que ponto podemos favorecer a construção de humanos junto aos nossos alunos. É algo antigo, mas que está fazendo falta na atualidade”.

Ainda, os professores tiveram uma explanação com a assessora pedagógica da Soluções Moderna no Rio Grande do Sul, Maria Luciane Franco, incentivando e mostrando as potencialidades das formações on-line e dos materiais digitais disponíveis na plataforma do SET Brasil. É um recurso que complementa os materiais físicos, “buscando outras possibilidades, outras ferramentas para atingir a diversidade em sala de aula. É um material bastante rico”, ressalta.

Conforme a assessora pedagógica da SMED, Marli Marangoni, as formações continuadas expressam um compromisso qualitativo assumido pela rede municipal de ensino, que visa a “instrumentalizar os professores para a promoção da aprendizagem e a qualificação do desempenho de todos os alunos, com foco na educação inclusiva e no desenvolvimento de habilidades essenciais para a continuidade dos estudos e para a vida. Em todas as etapas, o objetivo é oferecer subsídios teórico-práticos para fortalecer as práticas pedagógicas, tendo em vista a garantia de aprendizagens voltadas às experiências, de modo significativo e criativo”.

Como visto acima, outra demanda que está sendo acompanhada pela SMED é a questão de inclusão, que traz muitas especificidades, como explica Marli, e está em convergência com o desafio de garantir oportunidades de aprendizagem para todos. A “Gestão da sala de aula e estratégias para uma educação inclusiva” será objeto de reflexão para todos os professores, da Educação Infantil aos anos finais do Ensino Fundamental.

“Trata-se de uma demanda ampla e crescente, que diz respeito a todos nós, pois, em alguma medida, todos somos público de inclusão. Todos nós, de algum modo, precisamos nos sentir incluídos para que a escola seja espaço de aprendizagem, e entendemos que as práticas educativas precisam ser garantidas a todos os alunos. A inclusão acontece todos os dias, em ações contínuas e intencionais, considerando as especificidades dos sujeitos participantes do processo de aprender, e envolve questões ligadas a necessidades de aprendizagem, entre tantas outras que compõem a identidade e o contexto sócio-cultural dos estudantes. O assunto, cuidadosamente acompanhado pelo Núcleo de Inclusão e Diversidade (NID), vai atravessar todos os encontros.”.

A grade das formações continuadas também vai abordar assuntos como a formação leitora na escola, vivências teórico-práticas de educação musical, educação emocional e temas específicos para a Educação Infantil, Educação Fundamental Anos Iniciais e Finais.

A Secretária de Educação Adriane Zorzi comenta sobre essa base essencial para o fazer pedagógico diário da educação pública de Bento Gonçalves. “Tendo em vista a missão de oportunizar serviços educacionais de qualidade, comprometidos com a atuação transformadora e tendo como foco a aprendizagem alicerçada nos princípios de universalidade, equidade e diversidade, buscamos potencializar a formação continuada dos professores e demais profissionais que atuam nas escolas da rede – e, por consequência, qualificar o aprendizado das crianças e adolescentes. Desse modo, os momentos formativos visam ao acolhimento e à interlocução com os professores, alinhando e aperfeiçoando as práticas pedagógicas, complementando a formação acadêmica e oferecendo apoio pedagógico especializado”.

Foto: Jose Martim Estefanon

Fonte: Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura

PG

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