A edição vai contar com 80 alunos do Ensino Fundamental da rede pública de ensino em evento de caráter imersivo
Buscar iniciativas que promovam o desenvolvimento e transformações no ensino-aprendizagem do aluno é uma das metas da Secretaria de Educação. Nessa perspectiva, a pasta pública está lançando a primeira edição da Maratona do Conhecimento, onde vai reunir 80 alunos de 11 escolas de ensino fundamental da rede pública de ensino do 4º ao 9º ano. Na ocasião, vão ser propostos desafios relacionados às atividades físicas, de convivência, de raciocínio lógico, de adivinhação, Educação Financeira, Biodiversidade, Meio Ambiente, Sustentabilidade, entre outros.
O evento, que ocorre entre os dias 03 e 04 de novembro, no Farina Park Hotel, de caráter imersivo e no estilo gincana, vai testar os conhecimentos dos alunos aprendidos durante a trajetória de 2024 na Sala de Proficiência. Esse espaço iniciou no segundo semestre de 2023 as suas atividades. O local potencializa os conhecimentos dos alunos de Anos Iniciais e Finais aprendidos em sala de aula e ministra oficinas dos componentes de Matemática, Língua Portuguesa, Música, Criatividade, Prepara OBMEP, entre outros. Os alunos que utilizam o local participam por interesses próprios ou por indicação das escolas.
Isadora Knebel Marini vai participar do evento, sendo a primeira vez nesse formato. Ela estuda no 8º ano na EMEF Anselmo Luigi Piccoli e compartilha as suas expectativas. “Eu acho que a Maratona do Conhecimento vai ser um momento que vai contribuir muito para o meu aprendizado e de muito proveito. Já participei de outros eventos, mas eram voltados para palestras”.
Murilo Gandini Passarin também está no 8º ano da EMEF Anselmo Luigi Piccoli. Ele expressa que a Maratona do Conhecimento “vai ser bem legal porque vai ter mutias atividades como de física, de matemática, línguas. Acho que vai ser uma ótima oportunidade de aprender mais”.
Luís César Minozzo é coorganizador da Maratona do Conhecimento e destaca que o evento é o resultado direto dos conteúdos das ações e atividades ministradas na Sala de Proficiência. “Vai ser o esforço empreendido tanto de professores quanto de alunos em colocar em prática todo o conhecimento aprendido ao longo do ano. Queremos mostrar para a sociedade que esses alunos têm potencial e que é preciso investir neles, pois eles estarão no mercado de trabalho no futuro”.
Fabiele Favero é professora de Português na EMEF Lóris Pasquali Reali e na Sala de Proficiência, ela comenta de como foi pensado o evento e objetivos esperados. “Nós queremos que os alunos se sintam protagonistas da Maratona do Conhecimento. Nosso objetivo que eles saiam maravilhados e encantados e que possam mostrar todo o seu conhecimento, com transformações, independência, criatividade, autonomia”.
A Secretária de Educação Adriane Zorzi ressalta sobre a importância e a representatividade do evento para a rede pública de ensino. “Nossos alunos precisam e gostam muito de serem desafiados e esta maratona será uma forma de mostrarem, de forma lúdica, suas habilidades e potencialidade. Estes alunos já se destacam por buscarem, no contraturno escolar, o espaço da sala de proficiência para estudarem mais e os professores que lá estão com eles, também buscam metodologias ativas e inovadoras para potencializarem este desejo de aprender e descobrir novos talentos. Será um momento ímpar de aprendizagem”.
A Maratona do Conhecimento tem patrocínio da Tecnovin, Instituto Brasil Solidário, Instituto Venturi, Pratomil Refeições, Infoserv, Cainelli Liquigás, Grepar. Sicoob, InovaBento, Bento +20 e conta com o apoio de IFRS e Farina Park Hotel.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Ex técnico da base do Esportivo, Marcio Ebert assume sub-17 do Juventude
Identificado adolescente morto no Bairro Três Lagoas, em Garibaldi
Liga de Combate ao Câncer engaja comunidade em ações do Outubro Rosa