Desde o cenário que surgiu por causa da pandemia de Coronavírus, a Secretaria de Cultura e a Fundação Casa das Artes vêm desenvolvendo e apoiando uma série de ações virtuais para a comunidade. Plataformas de redes sociais como Facebook, Instagram e Twitter estão recheadas de apresentações dos artistas locais que promoveram um pouco de sua arte para mitigar os efeitos do isolamento social.
O início dessas ações foi com o Festival Cultura em Casa Bento Gonçalves que contou com a participação direta de 70 artistas nas quatro semanas de realização do evento virtual. As publicações com as hashtags #festivalculturaemcasabento #timedebento #fiqueemcasa #bentocontraocoronavirus #culturabento #artistasdebentocontraocoronavirus #culturaunida destacou a manifestação de músicos, escritores, artistas visuais, entre outros, que obteve um alcance de 60 mil pessoas.
De acordo com o Secretario da Cultura e Presidente da Fundação Casa das Artes, Evandro Soares, “é uma forma alternativa do artista estar com o seu público. Não é a mesma coisa de estar com ele, ao vivo, conversar de forma presencial. No entanto a situação nos trouxe uma realidade onde busca-se potencializar as ferramentas online as quais auxiliam no processo de integração e mantendo as conexões com os fluxos culturais contemporâneos”. Nesse sentido, os órgãos públicos citados estão empenhados em fortalecer esses laços com o público que está em casa e com os artistas.
Foram divulgadas informações e orientações, através dos canais de mídias digitais, para a inscrição no auxilio emergencial, também foi realizada a atualização on line do Cadastro de Artistas, além de uma live com a capacitação sobre o Edital 01/2020 “Cultura Gera Desenvolvimento” do Fundo Municipal de Cultura. Soares ressalta que “A preocupação de nosso trabalho é estruturar e regular a economia do setor. É preciso fortalecer as estratégias de forma que estabeleça um diálogo cada vez mais imediato nas necessidades dos atores culturais”.
As instituições ligadas a Casa das Artes e Secretaria de Cultura estão ativas com o público. A Biblioteca Pública Castro Alves está realizando a Semana do Livro através de lives com escritores e contações de histórias, doação de livros para as detentas do Presídio Estadual e além distribuição de livros em cestas básicas. O Museu do Imigrante está postando as edições do Café com Memória no Youtube e, todas as quartas-feiras, está sendo postado no Instagram da instituição o “Tour no Museu”, onde a funcionária Sabrina Gressele guia o internauta pelos espaços e expografias. O Coral da Fundação Casa das Artes abriu seleção online para vozes masculinas e a apresentação de uma música em formato virtual. E a Orquestra Municipal de Bento Gonçalves fez uma apresentação de musica também através dos canais virtuais.
Nesse período, a Secretaria de Cultura e a Fundação Casa das Artes firmaram o seu apoio, junto ao Circolo Trentino e o Ponto de Cultura Vale dos Vinhedos, divulgando a abertura de inscrições para o Festival de Cinema de Bento Gonçalves e as Oficinas de Jogo da Mora e Língua Vêneta.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social

Leite assina carta de coalizão nacional para desenvolvimento de projetos-piloto de energia eólica offshore
Jovens selecionados no Programa Partiu Futuro Reconstrução concluem missão em territórios atingidos por enchentes na Espanha
Cooperativa Vinícola Garibaldi destaca essência comunitária no encerramento da Fenachamp