Bento Gonçalves possui um cenário artístico plural expresso em diversos segmentos e nomes, muitos de projeção internacional. Teatro, Música, Escultura, Cinema, Dança, Literatura, entre outras áreas, integram o mecanismo da vida e da cidadania cultural do município que, mesmo em tempos de pandemia, manteve-se ativo na web. E cada vez mais a Secretaria de Cultura se empenha de acompanhar as demandas do setor e lança, nesta semana, a plataforma Mapa Cultural.
Os trabalhadores da Cultura de Bento Gonçalves já podem acessá-lo e conhecer a nova ferramenta de caráter colaborativo. A plataforma é um software livre para mapeamento que contribui tanto para qualificar a gestão pública, promovendo mais eficiência, quanto para a sua atualização. Assim, estabelece padrões e mecanismos para mensurar a produção cultural, gerando informações confiáveis e atualizadas.
O secretário de Cultura, presidente do Conselho Municipal de Política Cultural, da Fundação Casa das Artes e do Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura (Codic/AMESNE), Evandro Soares, ressalta que a plataforma “permite à população conhecer e participar da produção territorial, sendo ao mesmo tempo, uma construção de uma política pública que fortalece os Planos Nacional, Estadual e Municipal de Cultura e está alinhada ao Sistema Nacional de Informação e Indicadores Culturais da Secretaria Especial da Cultura do Governo Federal. Da mesma forma, o Mapa Cultural de Bento Gonçalves projeta para outros territórios a nossa produção artística a qual pode ser acessada em qualquer parte do mundo”.
Assim, o Mapa Cultural de Bento Gonçalves é uma ferramenta gratuita para os agentes culturais (pessoas ou grupos) onde podem cadastrar sua empresa ou entidade, seus eventos, projetos ou oportunidades. A vice-presidente da CMPC, Juliana Gedoz Tieppo, ressalta a importância da plataforma: “é necessário que cada trabalhador da cultura se cadastre no mapa. Essa é uma plataforma para encontrar e ser encontrado, de divulgação e de geração de dados. Quando estiver bem alimentada, a plataforma nos mostrará indicadores que podem direcionar a criação de novas políticas culturais”.
Como se inscrever?
O passo a passo na plataforma
Acesse o link: http://mapacultural.bentogoncalves.rs.gov.br/
No canto superior direto, clique em Entrar e siga os passos para realizar o cadastro.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Bento Gonçalves

Leite assina carta de coalizão nacional para desenvolvimento de projetos-piloto de energia eólica offshore
Jovens selecionados no Programa Partiu Futuro Reconstrução concluem missão em territórios atingidos por enchentes na Espanha
Cooperativa Vinícola Garibaldi destaca essência comunitária no encerramento da Fenachamp