A Secretaria de Comunicação (Secom) inaugurou, na quinta-feira (13/2), a exposição “Além das águas: uma crônica visual sobre a enchente e a reconstrução”, no Palácio Piratini. A mostra reúne 33 fotografias registradas por profissionais que atuaram em diferentes momentos durante as enchentes de 2024. Elas retratam desde os primeiros resgates realizados pelas forças de segurança até as etapas da reconstrução. Um time da Secom, composto por profissionais de diferentes formações, foi responsável pela curadoria e montagem da exposição.

O objetivo da mostra é documentar os impactos do desastre meteorológico, retratando a resiliência das pessoas afetadas e dos profissionais envolvidos na maior enchente da história do Rio Grande do Sul. Além de seu valor histórico, a exposição promove uma reflexão sobre os desafios enfrentados. O visitante é convidado a se conectar com essas histórias e com o propósito do Plano Rio Grande, de tornar o Rio Grande do Sul ainda mais forte.

Inicialmente, as imagens ficarão em exibição na sede do Executivo estadual e poderão ser levadas a outros espaços. “Apesar de terem sido momentos de dor que vivemos, esta exposição é importante para não deixar que nos esqueçamos da força e da capacidade de se reerguer que a população gaúcha possui. As fotografias são importantes documentos daquilo que passamos e para nos lembrar que fomos capazes de nos levantar e voltar mais fortes da adversidade”, destacou o titular da Secom, Caio Tomazeli.

Texto: Thales Moreira/Secom
Edição: Camila Cargnelutti/Secom
Mesa Diretora protocola projeto que proíbe vereadores não reeleitos de fazerem cursos com dinheiro público
Princípio de incêndio atinge fábrica de móveis em Bento Gonçalves
Bento é referência em nefrologia e hemodiálise para a Serra Gaúcha