Conjunto de ações é realizado em parceria com o SEBRAE RS e Sicredi Serrana
Nesta quarta-feira (09), ocorreu no Auditório do Complexo Administrativo da Prefeitura de Bento Gonçalves o evento de apresentação do Programa Agro em Movimento – Assessoria de Negócios para as agroindústrias. A parceria é entre a Prefeitura por meio da Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura, da Saúde por meio do Departamento de Vigilância Sanitária, SEBRAE RS e Sicredi Serrana, com o apoio da EMATER, objetivando fortalecer e aprimorar os empreendimentos com o Selo Sabor de Bento.
De caráter inovador, o programa piloto tem um plano de ações a longo prazo, sendo a periodicidade de execução de 2025 a 2027, com percurso formativo, atendimento personalizado e capacitações voltadas para o setor. Os cursos, workshops e consultorias serão ministradas pela equipe técnica do SEBRAE RS, desenvolvendo temas como Educação Financeira, Ferramentas Financeiras, Precificação e Posicionamento Estratégico para Agroindústrias, Marketing Digital, Planejamento Comercial, Sucessão em Empresas Familiares, Boas Práticas de Fabricação para Segurança dos Alimentos, Rotulagem Geral e Nutricional de Alimentos, entre outros assuntos.
O programa foi explanado pela Roberta Genari, Analista de Relacionamento com Clientes do SEBRAE RS. Ela comenta os benefícios que os produtores vão ter em integrar o Agro em Movimento – Assessoria de Negócios. “O programa tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento das agroindústrias locais. Por meio dessa iniciativa, os empreendimentos terão acesso a diagnósticos individualizados, apoio à gestão empresarial e à melhoria de seus processos internos. A articulação entre diferentes parceiros fortalece a ação, ampliando seu alcance e seus resultados. Essa colaboração contribui diretamente para a qualificação da gestão, a valorização da produção local e o desenvolvimento das agroindústrias”, destaca.
Marcelo Luís Bettoni, gestor da agência do Agronegócio do Sicredi, ressalta que o conjunto de ações atende as necessidades e atualizações para o setor, com melhorias que possam fazer a diferença na ponta. “É oportunidade para os proprietários se qualificarem mais e ganhar cada vez mais mercado. Para uma agroindústria vai fazer mais sentido focar na venda, outra na parte técnica. Vai aprimorar a linha de trabalho. É um setor muito representativo para Bento e é referência para o Estado do Rio Grande do Sul”.
O Secretário de Agricultura, Luis Carlos De Mari, enfatizou que o programa expressa, entre outros aspectos, a oportunidade de aperfeiçoamentos e avanços. “É um programa global, com subsídios técnicos, econômicos e comerciais, que promovem o crescimento das nossas agroindústrias, seja nas linhas de créditos, qualidade do produto até a relação com os clientes, entre outros. Cada uma vai se adequar de acordo com as necessidades. Com esse trabalho em conjunto, vamos conseguir fortalecer e valorizar as nossas origens, além de incentivar a sucessão, para as futuras gerações. O programa potencializa as características no nosso interior junto a agricultura, o turismo e a cultura”.
O Selo Sabor de Bento está em atividade desde 2013, tendo o maior número de agroindústrias no Rio Grande do Sul, com um total de 45, sendo que no dia 04 de julho mais duas entraram no mercado: Sabor Supremo, em Tuiuty, e de Mário Petrolli, em Faria Lemos.
Fonte e foto: Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura
PG
MULHER MORRE EM INCÊNDIO NA LINHA COLUSSI, INTERIOR DE MONTE BELO DO SUL
Trupe Dosquatro realiza apresentações da performance “espaços continuum”, neste sábado e domingo em Bento
Campanha de Conscientização sobre as Hepatites Virais e sobre a Violência contra a Pessoa Idosa ocorre nesse sábado, 12 de julho, na Via Del Vino