Conjunto de ações é realizado em parceria com o SEBRAE RS e Sicredi Serrana
Nesta quarta-feira (09), ocorreu no Auditório do Complexo Administrativo da Prefeitura de Bento Gonçalves o evento de apresentação do Programa Agro em Movimento – Assessoria de Negócios para as agroindústrias. A parceria é entre a Prefeitura por meio da Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura, da Saúde por meio do Departamento de Vigilância Sanitária, SEBRAE RS e Sicredi Serrana, com o apoio da EMATER, objetivando fortalecer e aprimorar os empreendimentos com o Selo Sabor de Bento.
De caráter inovador, o programa piloto tem um plano de ações a longo prazo, sendo a periodicidade de execução de 2025 a 2027, com percurso formativo, atendimento personalizado e capacitações voltadas para o setor. Os cursos, workshops e consultorias serão ministradas pela equipe técnica do SEBRAE RS, desenvolvendo temas como Educação Financeira, Ferramentas Financeiras, Precificação e Posicionamento Estratégico para Agroindústrias, Marketing Digital, Planejamento Comercial, Sucessão em Empresas Familiares, Boas Práticas de Fabricação para Segurança dos Alimentos, Rotulagem Geral e Nutricional de Alimentos, entre outros assuntos.
O programa foi explanado pela Roberta Genari, Analista de Relacionamento com Clientes do SEBRAE RS. Ela comenta os benefícios que os produtores vão ter em integrar o Agro em Movimento – Assessoria de Negócios. “O programa tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento das agroindústrias locais. Por meio dessa iniciativa, os empreendimentos terão acesso a diagnósticos individualizados, apoio à gestão empresarial e à melhoria de seus processos internos. A articulação entre diferentes parceiros fortalece a ação, ampliando seu alcance e seus resultados. Essa colaboração contribui diretamente para a qualificação da gestão, a valorização da produção local e o desenvolvimento das agroindústrias”, destaca.
Marcelo Luís Bettoni, gestor da agência do Agronegócio do Sicredi, ressalta que o conjunto de ações atende as necessidades e atualizações para o setor, com melhorias que possam fazer a diferença na ponta. “É oportunidade para os proprietários se qualificarem mais e ganhar cada vez mais mercado. Para uma agroindústria vai fazer mais sentido focar na venda, outra na parte técnica. Vai aprimorar a linha de trabalho. É um setor muito representativo para Bento e é referência para o Estado do Rio Grande do Sul”.
O Secretário de Agricultura, Luis Carlos De Mari, enfatizou que o programa expressa, entre outros aspectos, a oportunidade de aperfeiçoamentos e avanços. “É um programa global, com subsídios técnicos, econômicos e comerciais, que promovem o crescimento das nossas agroindústrias, seja nas linhas de créditos, qualidade do produto até a relação com os clientes, entre outros. Cada uma vai se adequar de acordo com as necessidades. Com esse trabalho em conjunto, vamos conseguir fortalecer e valorizar as nossas origens, além de incentivar a sucessão, para as futuras gerações. O programa potencializa as características no nosso interior junto a agricultura, o turismo e a cultura”.
O Selo Sabor de Bento está em atividade desde 2013, tendo o maior número de agroindústrias no Rio Grande do Sul, com um total de 45, sendo que no dia 04 de julho mais duas entraram no mercado: Sabor Supremo, em Tuiuty, e de Mário Petrolli, em Faria Lemos.
Fonte e foto: Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura
PG
Alunos dos Anos Iniciais da EMTI São Roque são contemplados pelo Projeto Cultural Trânsito
Semana da Pátria será aberta oficialmente em 1º de Setembro, na Via Del Vino
Casa das Artes: exposição “Das Artérias ao Mangue”, de Jaque Pauletti, abre em 04 de setembro