Na manhã desta quarta-feira (13), a Secretaria da Agricultura de Bento Gonçalves participou da reunião do Conselho Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (COMAPA), referente ao Projeto de Proteção das Nascentes em propriedades rurais e também sobre a aplicação de BTI contra mosquitos em localidades do interior. O projeto voltado às nascentes é desenvolvido em parceria com a Emater, Sicredi Serrana, contando com o apoio da Prefeitura de Bento Gonçalves e Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS).
Na reunião foi debatido sobre a importância da proteção das nascentes nas propriedades, com o principal objetivo de contribuir para a conservação de recursos hídricos e ambientais, através da implantação de sistemas de captação de água de nascentes e a restauração de suas APPs. O projeto é realizado em propriedades rurais da região de abrangência da Sicredi Serrana. Atualmente está sendo desenvolvido em 105 propriedades da região, sendo cinco em Bento Gonçalves.
A extensionista social da Emater Luciana Marion Fagundes comentou sobre o projeto. “O Projeto de Proteção de Nascentes da Emater e Sicredi Serrana iniciou em 2021, e, hoje, é uma referência a nível de Brasil. Ele objetiva contribuir para a conservação dos recursos hídricos e ambientais, através da implantação de sistemas de captação de água de nascentes e a restauração de suas APPs, em propriedades rurais da serra gaúcha”.
Para o subprefeito de Tuiuty, Thiago Coser, que esteve presente na reunião, “foi bem importante termos nos reunido para tratarmos desses dois temas. Reforçarmos sempre sobre como é importante a aplicação correta dos BTIs, sempre tomando todo o cuidado possível no momento da aplicação”.
O secretário de Agricultura Volnei Christófoli destacou sobre a importância da realização da reunião. “Esses encontros com o COMAPA são importantíssimos para discutirmos sobre projetos e o que podemos fazer para melhorar nas localidades rurais. Tanto a preservação das nascentes, quanto a aplicação dos BTIs são temas importantes para discutirmos”.
O projeto no município
O Projeto em Bento Gonçalves tem uma Unidade de Referência situada numa localidade da Linha Eulália, e recebe visitas de escolas, agricultores interessados e turistas, que vão até ao local protegido para ver como é uma nascente protegida, aprender e consequentemente ter consciência sobre a importância da preservação da água. Outras três propriedades este ano foram contempladas pelo projeto, e para o ano de 2024 está programado para ser executado em mais duas propriedades. A Emater é a única empresa de assistência técnica que pode prestar assistência técnica sobre como fazer a proteção de nascentes sem a interferência na estrutura da nascente, e estas orientações são autorizadas pelo CONSEMA através de resolução emitida.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: Rodrigo De Marco
PG
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor