A enfermeira Adriana Cirolini, comentou sobre a ação de sábado. “A importância do teste é justamente para reforçar que as pessoas conheçam a sua condição sorológica, saibam que os serviços existem, e que busquem a informação de que tem outras formas de prevenção que se pode oferecer. No sábado as enfermeiras estarão atendendo para desmistificar o preconceito em relação ao HIV. Por isso que digo que é informar-se e prevenir-se com o teste também”
Diferenças entre HIV e AIDS
Quando ocorre um diagnóstico de HIV, mas sem sintomas, a pessoa é apenas portador do vírus. Quando tem outras doenças, além do exame positivo para HIV, já é considerado AIDS.
Desde 2012, o Protocolo de tratamento do Ministério da Saúde passou a recomendar o uso dos antirretrovirais para todas as pessoas portadoras do vírus HIV, e, não apenas para os doentes, como vinha ocorrendo, até então.
Importância do tratamento precoce
O tratamento precoce ajuda a evitar que os infectados pelo HIV desenvolvam a doença, o que, progressivamente, acaba por reduzir o número de doentes.
Os preservativos masculinos e femininos são importantes na prevenção do HIV e de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis, como é o caso da SÍFILIS, e são distribuídos em todas as Unidades de Saúde.
Para a realização de exames ao longo da semana é recomendado que a pessoa procure a Unidade de Saúde e/ou Centro de testagem e aconselhamento (CTA).
Sempre será necessário documento de identificação com foto e cartão SUS.
O CTA fica localizado na Rua Goiânia, nº 590, bairro Botafogo.
Fone: 3055-8484 / WhatsApp 99222.0624
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
Foto: Rodrigo De Marco / Divulgação
(RM)
Lago Fasolo recebe seu primeiro evento esportivo neste final de semana
Reunião Técnica discute diagnóstico e apresenta soluções para os impactos das chuvas extremas na Serra Gaúcha
Festival Tchê celebra a cultura gaúcha com shows, oficinas e gastronomia na ABCTG, em Bento