A Coordenadora do Pronto Atendimento, Taciane Duarte de Oliveira, comentou sobre as facilidades ocasionadas com as mudanças.
“Para os usuários está mais fácil identificar e saber o que cada serviço faz. Uma vez que a UBS realiza atendimentos em atenção básica com foco na prevenção de doenças, investigação de casos clínicos e procedimentos e consultas de enfermagem, entre outros. Já o Pronto Atendimento realiza consultas de urgência e emergência, com porta aberta para qualquer cidadão com livre demanda e 24 horas”.
Ainda segundo a Coordenadora “agora o fluxo está melhor organizado, sendo que o paciente está sendo orientado a todo momento em qual estrutura deve se dirigir para ter sua demanda atendida. Para o PA, a ida da UBS para a parte nova, ocasiona uma disponibilidade de espaços antes não ocupados, que agora vamos poder alocar melhor as rotinas e fluxos com os pacientes e servidores”, salienta.
A enfermeira Dinara Renosto trabalha no Pronto Atendimento e reforça sobre a melhora dos atendimentos com a divisão de espaços entre o PA e a UBS.
“Ficou bem melhor para trabalhar assim, e a gente tem um fluxo muito grande de pacientes, portanto agora não tem mais aquela quantidade de gente que tinha, e que ficavam esperando. A logística está muito boa”.
O que diz a população
Ulides Pedro Quiminazzo, morador do bairro São Roque, comenta que “dependemos bastante do atendimento aqui do posto. Agora já notamos que ficou muito melhor porque não ocorre aquela acumulação de gente.
Dona Maria Elza Mezzacasa Quiminazzo também destacou que “sempre fui muito bem atendida, com todos os profissionais muito atenciosos e prestativos. É muito bom esse posto, e agora ficou melhor ainda”.
A transformação do espaço em uma UPA
A secretária da Saúde, Tatiane Misturini Fiorio, comentou sobre o projeto de transformar o espaço de saúde numa Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
“Com essa separação dos espaços, conseguimos ter uma estrutura exclusiva, e, inclusive, já temos a aprovação do pedido de Unidade de Pronto Atendimento junto ao ministério, mas não tínhamos dado seguimento ainda. Agora com a separação da unidade vamos fazer uma reestruturação do pronto atendimento, e dar andamento na habilitação junto ao ministério da saúde, transformando em uma UPA”.
Ainda segundo a Secretária, “a expectativa é que o espaço seja, de fato, transformado em UPA nos próximos meses, e com isso o município passa a receber incentivo do Ministério da Saúde para a manutenção e custeio do serviço da unidade”.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Fotos: Rodrigo De Marco
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor