Aconteceu na tarde da quarta-feira, dia 15, no auditório do Colégio Cenecista em Bento Gonçalves o III Simposio de Desenvolvimento Infantil e Rede Cegonha da Região Macro Serra Gaúcha. O evento deste ano teve o tema “Amamentação e Primeira Infância”, e foi uma das ações da Secretaria Municipal de Saúde, através do Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno – GRAM, alusivas ao mês da amamentação.
Durante o evento foram ministrados três painéis. Manejo da Amamentação: O real papel dos profissionais, ministrado pela bióloga e consultora de amamentação Cristina Bertoni Machado; Indicadores de Risco para o desenvolvimento Infantil – IRDI, presidido pela psicóloga do Centro materno-infantil de Bento Gonçalves Andréia Gazzi, e Desmame Gentil, também ministrado por Cristina.
Desde 2010 o GRAM busca conscientizar a população sobre os benefícios da amamentação com o intuito de aumentar a Prevalência de Aleitamento Materno. Os dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional – SISVAN mostram o aumento nos índices, de 40% no ano de 2013 para 47% em 2017, na taxa de aleitamento materno exclusivo para crianças menores de seis meses, com questionário de consumo alimentar aplicado pelas Unidades de Saúde.
Governo do Estado assina novos convênios com 48 municípios para recuperação de estradas rurais
INSS: mais de 2 milhões de aposentados estão aptos a ser ressarcidos
RS é finalista do Prêmio Excelência em Competitividade do CLP