Neste sábado (25), a partir das 8h30, ocorre no TEAcolhe, no Bairro São Bento, em Bento Gonçalves, a ação “Vamos brincar e conhecer os alimentos?” que visa desmitificar os alimentos para crianças autistas. O momento vai contar com nutricionistas da Secretaria de Saúde, do espaço TEAcolhe e da UCS que tem um propósito de auxiliar o desenvolvimento integral das crianças autistas por meio da Educação Alimentar.
A criança autista pode ter seletividade alimentar e dificuldades na alimentação. Normalmente, ela come só um grupo alimentar ou come só uma cor, pois uns têm alteração de paladar, outros de texturas, ou não toleram cores.
Conforme a nutricionista da Secretaria de Saúde, Michele Fracalossi, “muitos têm medo das frutas e queremos que eles percam esse medo. Vamos mostrar para eles, de forma ordenada, como montar um prato. A criança precisa comer bem não só para ter crescimento adequado, mas também desenvolvimento, para isso precisa ter uma alimentação adequada com todos os grupos alimentares”.
A metodologia mostra um passo a passo de forma lúdica e significativa para introduzir na rotina mais nutrientes essenciais para a vida. Michele explica como vai ser feito. “Por exemplo, vamos introduzir uma fruta como a maçã. Nos primeiros vinte dias, a maçã vai ficar no canto do prato, depois a criança autista pode aceitar encostar na fruta. Após pode tolerar cheirar, e na sequência provar, todo esse processo pode demorar de trinta a sessenta dias. Por isso, cada novo alimento apresentado precisa entrar na rotina da criança”.
O evento vai contar com dois grupos, sendo o primeiro, às 8h30, e o segundo, às 10h. Cada grupo pode ter, no máximo, dez crianças autistas. Se a família quiser agendar, de forma gratuita, é preciso entrar em contato com o TEAcolhe por meio do telefone 3055.7330.
Serviço
O que: Vamos brincar e conhecer os alimentos?
Quando: 25 de maio
Horário: a partir das 8h30
Onde: TEAcolhe, Rua Xingú, 974
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves