Secretaria da Educação promove consulta pública sobre referencial curricular do Ensino Médio

A Secretaria da Educação (Seduc), por meio do Departamento Pedagógico, promove, entre 30 de novembro e 14 de dezembro, a Consulta Pública do Referencial Curricular Gaúcho do Ensino Médio. O material está disponível aqui.

O documento foi redigido por docentes da Rede Estadual de Ensino selecionados por meio de um edital, sendo 18 titulares e 18 suplentes. Agora passa por um processo de validação junto à sociedade para que a população possa ler e contribuir com sugestões de complementos e melhorias na base comum curricular integrada entre as redes municipais, estadual e privada.

Conforme a diretora do Departamento Pedagógico, Letícia Grigoletto, o processo de formação do Novo Ensino Médio é uma ação que contempla as inúmeras realidades socioeconômicas de todas as regiões do Estado e incentiva o protagonismo juvenil diante das demandas da contemporaneidade e do mercado de trabalho.

“Este documento, balizador do modelo de aprendizagem das redes municipais, estadual e escolas privadas, visa agregar elementos de interdisciplinaridade e temáticas regionais como história, cultura e diversidade étnico-racial, de forma complementar à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ”, destaca.

Novo Ensino Médio

A proposta surgiu como garantia de oferta de educação qualificada a todos os jovens brasileiros e visa aproximar as escolas da realidade dos estudantes, com atualização por parte das instituições sobre as novas demandas e complexidades dos dias atuais.

Entre seus objetivos, estão o protagonismo do estudante, a valorização da capacidade criativa dos professores e a permanência escolar por meio de aprendizagem com qualidade.

Referencial Curricular Gaúcho

O documento, elaborado em regime de colaboração entre Secretaria da Educação (Seduc), União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime) e Sindicato do Ensino Privado no Rio Grande do Sul (Sinepe/RS), será o norteador dos currículos das escolas gaúchas de Ensino Médio a partir de 2022.

Texto: Diego da Costa/Ascom Seduc
Edição: Secom

error: Conteúdo Protegido