A Secretaria da Cultura de Bento Gonçalves, emitiu um comunicado na tarde desta sexta-feira, dia 18, sobre o pagamento dos autores que participaram da 35ª Feira do Livro, realizada de forma virtual no mês de outubro deste ano.
A iniciativa ocorreu após a patrona desta edição, a escritora Letícia Wierzchowski, publicar em seu perfil pessoal na rede social facebook, a informação de que os mesmos ainda não haviam recebido os cachês pela participação.
Confira a nota da Secretaria da Cultura na íntegra:
A Secretaria de Cultura e Fundação Casa das Artes esclarecem sobre o pagamento dos autores que participaram da edição online da 35ª Feira do Livro de Bento Gonçalves:
– A Feira do Livro é realizada através da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, contando com a captação de patrocínio para tal fim.
– O projeto foi encaminhado para o Ministério do Turismo e Secretaria Especial da Cultura e aprovado para captação, porém com Pandemia do Coronavírus o orçamento e o formato precisaram ser adaptados, a fim de não deixar de realizar um evento tão importante para nossa cultura e com tanta história, passando do formato tradicional para a realização online. Neste momento o projeto encontra-se em análise para emissão de parecer técnico, isso desde o mês de setembro corrente, data esta anterior a realização do evento, 07 a 18 de outubro.
– Com isso, apesar da captação dos recursos, ainda não é possível fazer a movimentação dos recursos de patrocínio disponíveis na conta específica do projeto.
– Desde a finalização do evento, e mesmo antes disso, os técnicos da Secretaria de Cultura e da Casa das Artes buscam a liberação do projeto através de comunicações via plataforma de projetos, e-mail e telefone com os responsáveis a nível federal, porém sem sucesso e sem uma previsão da Secretaria Especial da Cultura e do Ministério do Turismo para a finalização dos tramites.
– A Secult e a FCA sempre valorizaram e respeitaram os artistas, autores e escritores, não medindo esforços para que a situação fosse solucionada. Infelizmente os tramites burocráticos não permitiram a realização do pagamento com brevidade, como de costume em outras edições da Feira do Livro já realizadas pelo município.
– Nesta sexta-feira, 18, foi autorizado o pagamento dos artistas com a utilização de recursos próprios.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
PRF PRENDE MOTORISTA DE CAMINHÃO QUE DIRIGIA SOB EFEITO DE SUBSTÂNCIAS ILÍCITAS NA BR 470, EM BENTO GONÇALVES
Identificado jovem encontrado morto no Rio das Antas, em Cotiporã
Motociclista sofre fratura em acidente de trânsito na BR-470, no Bairro Santa Rita, em Bento Gonçalves