Secretaria da Cultura do RS emite nota de repúdio após caso de racismo e xenofobia em Bento

A Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul, por meio de sua assessoria de Diversidade, vem a público manifestar solidariedade ao Movimento Negro Raízes, com sede em Bento Gonçalves, mediante o episódio lamentável de racismo e de xenofobia, ocorrido no município.
Áudios vazados, contendo ofensas de teor nazista contra imigrantes senegalezes e haitianos nos deixa, mais uma vez, perplexos e entristecidos. O caso já foi registrado na polícia e será aberto inquérito. A presença de imigrantes faz parte da formação do Rio Grando do Sul.
Os indígenas, povos originários, já estavam aqui quando chegaram os primeiros casais açorianos, no início do século 18 – mesma época em que também foram trazidos os africanos escravizados. Mais tarde, no século 19, vieram os alemães e italianos. Nosso estado é diverso e composto, também, por descendentes de poloneses, comunidades árabes, judaicas, entre outras.
A diversidade étnico-cultural é a grande riqueza de um povo. Mas, o respeito e a solidariedade devem ser a base dessa integração. Basta de racismo! Basta de xenofobia!
Fonte: Secretaria da Cultura do RS
error: Conteúdo Protegido