A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) está participando mais uma vez da Operação Verão Total 2023-2024. Lançada no último final de semana pelo governo do Rio Grande do Sul em Imbé, no Litoral Norte, ela se estenderá até 10 de março. A Seapi contribui por meio das ações de fiscalização do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal (DDA).
O chefe da Divisão de Controle e Informações Sanitárias da Secretaria, médico veterinário e fiscal estadual agropecuário, Eduardo Zart, explica que as atividades consistem em realizar barreiras fixas e volantes com abordagens de veículos para fiscalização de produtos de origem animal, animais vivos, atividades em propriedades rurais para combate ao abate clandestino, auxílio nas atividades do Ministério Público e Polícia Civil relacionadas. “Isso buscando que o alimento ofertado ao veranista seja seguro e inofensivo à saúde. Além disso, são realizadas ações para controle da gripe aviária que, atualmente, tem sido reportada em mamíferos aquáticos ao longo da costa do Estado”, destaca.
Novos eixos temáticos
Este ano a Operação Verão Total tem uma novidade: a inclusão de cinco eixos temáticos de atuação: Mobilidade, Segurança Pública, Desenvolvimento Econômico, Bem-Estar Social e Comunicação. A Seapi se enquadra no eixo Bem-Estar Social.
Operação Verão Total 2022-2023
Na Operação Verão Total 2022-2023, a Seapi realizou 115 barreiras de trânsito, quando foram abordados 1.226 veículos; fiscalizou mais de 3 mil animais suscetíveis à febre aftosa; fiscalizou mais de 2,5 mil toneladas de produtos lácteos e mais de 900 toneladas de produtos cárneos; apreendeu e inutilizou mais de 44 toneladas de produtos lácteos e 50 toneladas de produtos cárneos.
Texto: Darlene Silveira
Foto: Divulgação/Seapi
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor