A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) está participando mais uma vez da Operação Verão Total 2023-2024. Lançada no último final de semana pelo governo do Rio Grande do Sul em Imbé, no Litoral Norte, ela se estenderá até 10 de março. A Seapi contribui por meio das ações de fiscalização do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal (DDA).
O chefe da Divisão de Controle e Informações Sanitárias da Secretaria, médico veterinário e fiscal estadual agropecuário, Eduardo Zart, explica que as atividades consistem em realizar barreiras fixas e volantes com abordagens de veículos para fiscalização de produtos de origem animal, animais vivos, atividades em propriedades rurais para combate ao abate clandestino, auxílio nas atividades do Ministério Público e Polícia Civil relacionadas. “Isso buscando que o alimento ofertado ao veranista seja seguro e inofensivo à saúde. Além disso, são realizadas ações para controle da gripe aviária que, atualmente, tem sido reportada em mamíferos aquáticos ao longo da costa do Estado”, destaca.
Novos eixos temáticos
Este ano a Operação Verão Total tem uma novidade: a inclusão de cinco eixos temáticos de atuação: Mobilidade, Segurança Pública, Desenvolvimento Econômico, Bem-Estar Social e Comunicação. A Seapi se enquadra no eixo Bem-Estar Social.
Operação Verão Total 2022-2023
Na Operação Verão Total 2022-2023, a Seapi realizou 115 barreiras de trânsito, quando foram abordados 1.226 veículos; fiscalizou mais de 3 mil animais suscetíveis à febre aftosa; fiscalizou mais de 2,5 mil toneladas de produtos lácteos e mais de 900 toneladas de produtos cárneos; apreendeu e inutilizou mais de 44 toneladas de produtos lácteos e 50 toneladas de produtos cárneos.
Texto: Darlene Silveira
Foto: Divulgação/Seapi
MOTOCICLISTA SOFRE FRATURA EXPOSTA AO SE ENVOLVER EM ACIDENTE COM CARRO NO PROGRESSO, EM BENTO GONÇALVES
Campanha de vacinação será aberta para todos os públicos
Tacchini Bento Gonçalves cria painel online que mostra ocupação de leitos SUS