Os fiscais da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural iniciaram este mês as coletas de amostras de uva da safra 2019. Essas amostras estão sendo enviadas para o Laboratório de Referência Enológica Evanir da Silva (Laren), em Caxias do Sul, para a elaboração de vinhos genuínos em pequena escala. Esses vinhos servem como referência para comparação aos vinhos comerciais que são analisados no Laren, coletados em ações fiscais no comércio, trânsito e nas vinícolas, além de amostras originárias de prestação de serviços.
“Esse trabalho existe no laboratório desde 2004, coletando amostras de todas as regiões produtoras de uvas no estado, constituindo o único banco de dados de vinhos genuínos do Rio Grande do Sul”, explica a chefe da Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal da Secretaria, Fabíola Lopes.
Até março, quando se encerra o período da safra, serão coletadas 280 amostras de propriedades diferentes, totalizando 42 variedades de uvas. Os vinhos genuínos levam em torno de seis meses para ficar prontos.
Fonte: Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural
Apeme anuncia nova edição do Feirão de Empregos no mês de novembro em Garibaldi
Receita Estadual convoca contribuintes do Simples Nacional para regularizarem divergências
Receita Estadual autua dois caminhões com cerca de R$ 8 milhões em cigarros transportados sem documentação fiscal