Estado conta atualmente com 82 engenheiros agrônomos
A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) nomeou recentemente 22 engenheiros agrônomos, que já estão atuando na área de defesa vegetal nas Inspetorias de Defesa Agropecuária (IDAs) de Alegrete, Caçapava do Sul, Cachoeira do Sul, Caxias do Sul, Estrela, Flores da Cunha, Frederico Westphalen, Ijuí, Montenegro, Passo Fundo, São Gabriel, Soledade, Torres e Vacaria. Agora, a instituição possui ao todo 82 engenheiros agrônomos, e os novos servidores iniciaram capacitação para os serviços nesta terça-feira (18/4).
O secretário da Agricultura, Giovani Feltes, deu as boas-vindas aos novos engenheiros agrônomos e destacou o papel preponderante que eles terão na atuação de suas atividades no Estado para o manejo mais adequado e para o controle de doenças. “O conjunto de todas as ações gera segurança alimentar, melhor produção e ganhos sociais. Desejo a todos muito sucesso e que cumpram seus papéis com excelência, para a realização pessoal, mas também para resultados positivos para o Estado. O agronegócio faz mais de 40% do PIB gaúcho, e essa casa precisa de jovialidade para continuar inovando e desenvolvendo o setor e poderemos contar esses novos conhecimentos e trocas de experiências”, afirmou.
O treinamento teórico (de dois dias) aborda a estrutura e organização do departamento, e os temas relacionados às ações de monitoramento de pragas, fiscalização de trânsito, fiscalizações de insumos, agrotóxicos e sementes, fiscalizações de vinho e controle de resíduos de agrotóxicos. Após, será feito um treinamento prático regionalizado.
O diretor do Departamento de Defesa Vegetal da Seapi, Ricardo Felicetti, afirmou que o ingresso dos fiscais que exercerão suas atividades em defesa vegetal vai suprir a alta demanda do setor produtivo, constantemente crescente e com desafios inerentes à cadeia de produção agropecuária. “O treinamento servirá de base teórica para que os novos fiscais conduzam a missão institucional da Secretaria à agropecuária gaúcha”, pontuou.
Recentemente a Seapi nomeou mais 47 médicos veterinários, totalizando 357. Agora, conta com 439 fiscais estaduais agropecuários que atuam nas áreas de defesa animal e vegetal.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social / Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural
Foto: Divulgação/Seapi
ADOLESCENTE É VÍTIMA DE TENTATIVA DE HOMICÍDIO NO PARQUE DE EVENTOS DA FENACHAMP, EM GARIBALDI
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil