SEC-BG alerta para cuidados com as novas doenças do trabalho

Estresse já atinge 46% dos trabalhadores brasileiros. Rápidas transformações no mercado de trabalho trazem à tona doenças laborais

Até pouco tempo atrás, Lesão por Esforço Repetitivo (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) eram as principais enfermidades relacionadas à saúde ocupacional. Com o passar do tempo e as transformações pelas quais o mercado de trabalho vem passando, novos problemas vêm surgindo e, com eles, a necessidade de tratamentos e até afastamento de trabalhadores. Dentre elas, destacam-se Burnout, Esgotamento mental, Ansiedade e Depressão.

“Tais problemas estão se tornando graves entre trabalhadores de diferentes setores”, destaca a presidente do SEC-BG, Orildes Maria Lottici.
As doenças citadas estão diretamente ligadas a atuais modelos de trabalho, salientando a pressão extrema por resultados, as ameaças impostas pelas novas tecnologias, a hiperconectividade e a dificuldade em separar a vida pessoal da profissional. Conforme o estudo State of the Global Workplace 2024, da consultoria Gallup, 46% dos trabalhadores brasileiros estão estressados, 25% tristes e 18% com raiva.

Entre as alternativas apontadas para amenizar os problemas estão a implantação de canais abertos de comunicação entre trabalhadores e empregadores, visando debater os desafios da nova era digital e a importância do equilíbrio entre vida pessoal e profissional, além da criação, por parte de empresas e contratantes, de políticas preventivas de saúde mental, visando obter ambientes e condições de trabalho saudáveis.

“Se você sente que o seu trabalho está te fazendo mal, procure ajuda. O SEC-BG está à sua disposição para oferecer orientações e o suporte necessário. Concomitantemente a isto, estamos realizando eventos focados na saúde mental dos trabalhadores do comércio. O próximo será dia 30, às 19h, na sede do Sindicato, localizada à Av. Osvaldo Aranha, 1075, sala 305. Na oportunidade, a psicóloga Renata Rigon Cimadon destacará questões relacionadas a inclusão e a responsabilidade social como garantia para a qualidade de vida. O evento contará também com acústico de Jai Trivelin, coquetel e sorteio de brindes, uma vez que na ocasião estaremos comemorando o Dia do Comerciário”, finaliza a Presidente.

Fonte: SEC-BG

Foto: Reprodução

error: Conteúdo Protegido