Estresse já atinge 46% dos trabalhadores brasileiros. Rápidas transformações no mercado de trabalho trazem à tona doenças laborais
Até pouco tempo atrás, Lesão por Esforço Repetitivo (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) eram as principais enfermidades relacionadas à saúde ocupacional. Com o passar do tempo e as transformações pelas quais o mercado de trabalho vem passando, novos problemas vêm surgindo e, com eles, a necessidade de tratamentos e até afastamento de trabalhadores. Dentre elas, destacam-se Burnout, Esgotamento mental, Ansiedade e Depressão.
“Tais problemas estão se tornando graves entre trabalhadores de diferentes setores”, destaca a presidente do SEC-BG, Orildes Maria Lottici.
As doenças citadas estão diretamente ligadas a atuais modelos de trabalho, salientando a pressão extrema por resultados, as ameaças impostas pelas novas tecnologias, a hiperconectividade e a dificuldade em separar a vida pessoal da profissional. Conforme o estudo State of the Global Workplace 2024, da consultoria Gallup, 46% dos trabalhadores brasileiros estão estressados, 25% tristes e 18% com raiva.
Entre as alternativas apontadas para amenizar os problemas estão a implantação de canais abertos de comunicação entre trabalhadores e empregadores, visando debater os desafios da nova era digital e a importância do equilíbrio entre vida pessoal e profissional, além da criação, por parte de empresas e contratantes, de políticas preventivas de saúde mental, visando obter ambientes e condições de trabalho saudáveis.
“Se você sente que o seu trabalho está te fazendo mal, procure ajuda. O SEC-BG está à sua disposição para oferecer orientações e o suporte necessário. Concomitantemente a isto, estamos realizando eventos focados na saúde mental dos trabalhadores do comércio. O próximo será dia 30, às 19h, na sede do Sindicato, localizada à Av. Osvaldo Aranha, 1075, sala 305. Na oportunidade, a psicóloga Renata Rigon Cimadon destacará questões relacionadas a inclusão e a responsabilidade social como garantia para a qualidade de vida. O evento contará também com acústico de Jai Trivelin, coquetel e sorteio de brindes, uma vez que na ocasião estaremos comemorando o Dia do Comerciário”, finaliza a Presidente.
Fonte: SEC-BG
Foto: Reprodução
1º Simpósio de Estomias do Tacchini reúne 70 profissionais de saúde
Secretaria da Mobilidade informa alterações no trânsito no bairro Maria Goretti, em Bento
Valor de repasse do IPE Saúde é ampliado e prestadores receberão R$ 163,1 milhões nesta quinta, dia 21