Prefeituras têm prazo de um ano para aderir ao novo modelo, mais ágil, tecnológico e simplificado
Os municípios gaúchos têm pouco menos de 12 meses para adequarem-se à nova Lei de Licitações, Nº 14.133, de 1º de abril de 2021. A regulamentação de âmbito Federal entrou em vigor na mesma data, com vigência concomitante à antiga Lei 8.666/93, que será revogada em 2023, quando então a Lei 14.133/2021 será aplicável aos processos licitatórios envolvendo compras públicas para municípios com mais de 20 mil habitantes.
Atento a essa realidade, o Sebrae RS lançou um canal de comunicação (veja abaixo) com informações e orientações sobre o tema, que afeta tanto o Poder Público quanto Micro e Pequenas Empresas (MPE) e Microempreendedores Individuais (MEI), que podem participar de licitações públicas junto às Prefeituras. O conteúdo é direcionado para os gestores públicos e para os empreendedores interessados em ser fornecedor municipal, aumentando renda, empregos e desenvolvimento local.
CANAL SEBRAE RS https://conhecimento.sebraers.com.br/lp/nova-lei-de-licitacoes/
A nova Lei de Licitações 14.133/2021 mantém na integralidade os benefícios da Lei 123/2006 – marco legal do empreendedorismo nacional – e servirá como base para um ambiente de negócios mais ágil, tecnológico e simplificado no setor de compras públicas municipais em todo o País, fortalecendo ainda mais as economias locais. Cidades com população inferior a 20.000 habitantes têm prazo estendido até 01/04/2027 para aderirem a nova Lei. “O ambiente planejado e organizado pelo Poder Público irá fortalecer ainda mais a economia local, especialmente com a participação das MPEs locais. A nova lei moderniza esta dinâmica e fomenta novas oportunidades de negócios”, explica o analista de políticas públicas do Sebrae RS, Guilherme Osório.
Além do referido canal, para apoio aos gestores públicos, o Sebrae RS possui o Programa Cidade Empreendedora – https://cidadeempreendedora.sebraers.com.br/ -, que trabalha de forma transversal a administração pública proporcionando melhor ambiente de negócios no local, inclusive quanto às Compras Públicas. Da mesma forma, para apoio aos empreendedores, o Sebrae RS, em parceria com os municípios, dispõe das Salas do Empreendedor, locais de atendimento das Prefeituras que facilitam os processos de abertura de empresas, regularização e baixa, podendo prestar orientação para viabilizar a participação das mesmas nos processos licitatórios.
Fonte: Moglia Comunicação Empresarial
Fiéis participam da Procissão do Encontro no Centro de Bento
Próxima sessão ordinária do Legislativo será dia 22 de abril, às 10h
Inscritos no NFG têm até este domingo, dia 20, para resgatar R$ 5,9 milhões do Receita Certa