Sebrae RS adere ao Pacto Global da ONU

Movimento é considerado maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo

O Sebrae RS acaba de concretizar um movimento importante em sua missão de ampliar a disseminação de práticas sustentáveis dentro do ecossistema empreendedor gaúcho com a adesão ao Pacto Global da ONU. Trata-se de um compromisso global em que instituições se comprometem a alinhar suas estratégias e operações com os dez princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente, anticorrupção e o desenvolvimento de ações que contribuam para o enfrentamento dos desafios da sociedade. A aprovação foi formalizada no mês de janeiro.

Com o Pacto, o Sebrae RS torna públicos quatro compromissos centrais que já faziam parte de suas práticas: assegurar processos inclusivos e transparentes para colaboradores, fornecedores credenciados e prestadores de serviços; apoiar o crescimento sustentável, promovendo a educação empreendedora, o fortalecimento de redes de cooperação e a melhoria do ambiente para pequenos negócios; estimular e promover iniciativas que contribuam com a educação ambiental, ações de responsabilidade social e de difusão de práticas de sustentabilidade; e manter-se atuando de forma íntegra e transparente, através de ações internas e externas que contribuam no combate à corrupção em todas as suas formas.

Segundo o diretor-superintendente do Sebrae RS, André Vanoni de Godoy, a adesão ao Pacto reflete o compromisso da empresa com o fortalecimento de um empreendedorismo consciente, de abordagem holística, que mira no desenvolvimento harmônico dos negócios, das pessoas, e das comunidades em que se inserem. “A adesão ao Pacto Global dá visibilidade à preocupação da gestão do Sebrae RS com a promoção de um empreendedorismo que nasça e floresça num ecossistema sadio, no qual todas as partes deste sistema funcionem em harmonia e contribuem para a evolução equilibrada do ambiente onde atuam. Este ambiente sadio é fundamental para os pequenos negócios, que precisam de condições adequadas para o desenvolvimento dos seus empreendimentos”, explica.

Sobre o pacto

Lançado em 2000 pelo então secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, o Pacto Global da ONU é considerado hoje a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com mais de 16 mil participantes, entre empresas e organizações de 160 países. O Brasil é a terceira maior rede local do mundo, com mais de 1,5 mil membros envolvidos em mais de 40 projetos que abrangem temas como: Água e Saneamento, Alimentos e Agricultura, Energia e Clima, Direitos Humanos e Trabalho, Anticorrupção, Engajamento e Comunicação.

Mais informações: www.pactoglobal.org.br

Fonte: Moglia Comunicação Empresarial / Assessoria de Imprensa Sebrae RS

(KPJ)

error: Conteúdo Protegido