A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) participa da Operação Verão Total 2024/2025, do governo do Estado, lançada no sábado (21/12), em Cidreira, no Litoral Norte. São 60 servidores da Seapi, entre veterinários, técnicos e administrativos, envolvidos, tanto na gestão e organização, quanto na operação do programa.
O chefe da Divisão de Controle e Informações Sanitárias da Secretaria, médico veterinário Paulo Coelho de Souza, destaca que o foco do trabalho são as fiscalizações de produtos de origem animal em trânsito. “A gente faz barreiras abordando veículos transportadores para verificar condições de armazenamento durante o transporte, origem dos produtos, entre outros”.
Paulo destaca que além dessas ações, a Seapi apoia as forças-tarefas de segurança alimentar realizadas pelo Ministério Público em estabelecimentos comerciais, combate ao abate clandestino em parceria com as forças de segurança e ações de educação sanitária.
As equipes que já trabalham nos litorais Norte e Sul recebem reforço de servidores de outras regionais para atuar durante todo o período da Operação Verão Total.
No ano passado, dentro da Operação Verão 2023/2024, a Seapi realizou 91 barreiras de fiscalização, tendo 2.100 veículos vistoriados, 680 toneladas de produtos fiscalizados entre carnes, embutidos, lácteos e ovos. Desse total, 4.500 kg foram considerados impróprios para consumo, sendo apreendidos e inutilizados. Também foram realizadas ações de educação sanitária, com cerca de 1.500 pessoas.
A Operação Verão Total
A Operação Verão Total é uma iniciativa coordenada pelo gabinete do vice-governador e integrada por secretarias e órgãos públicos estaduais, que mobiliza forças de segurança, saúde, meio ambiente e outras áreas para garantir infraestrutura e tranquilidade aos veranistas. Entre os destaques da programação estão serviços voltados à segurança dos banhistas, educação no trânsito, saúde, turismo e conscientização ambiental.
Texto: Maria Alice Lussani/Ascom Seapi
Edição: Secom
Fiéis participam da Procissão do Encontro no Centro de Bento
Próxima sessão ordinária do Legislativo será dia 22 de abril, às 10h
Inscritos no NFG têm até este domingo, dia 20, para resgatar R$ 5,9 milhões do Receita Certa