A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) e a Emater/RS-Ascar começam a divulgar, nesta semana, os dados preliminares da pesquisa “Comunidades Remanescentes dos Quilombos Certificadas do Rio Grande do Sul: diagnóstico social, econômico e produtivo”. O primeiro evento de apresentação dos resultados referentes às comunidades localizadas nas regiões de Porto Alegre, Caxias do Sul e Lajeado ocorre no Centro de Treinamento da Emater, no município de Montenegro, nessa quarta-feira (9/11). O encontro será restrito a convidados.
Realizada em março e abril desse ano, a coleta de dados foi feita por extensionistas da Emater, por meio de questionário. Ao todo, foram entrevistadas 774 pessoas quilombolas de 130 comunidades certificadas pela Fundação Cultural Palmares, localizadas em 67 municípios gaúchos. No questionário, havia demanda de informações sobre diversas áreas: educação, saúde, saneamento básico, estradas, acesso à internet e à telefonia celular, patrimônio material e imaterial, produção agropecuária, comercialização dos produtos e outros.
Segundo a pesquisadora do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária (DDPA) da Seapdr, Denise Reif Kroeff, o objeto do trabalho é elaborar o diagnóstico social, econômico e produtivo das comunidades, bem como criar uma base de dados sistematizada de cada uma delas, subsidiar a elaboração de políticas públicas voltadas a este público e identificar bens culturais das comunidades com vistas à sua valorização e, eventualmente, instrução de processos de tombamento IPHAE e IPHAN.
Estão convidados a participar dos eventos da devolutiva dos dados preliminares representantes das comunidades quilombolas, técnicos da Emater, membros dos movimentos sociais ligados ao tema e representantes do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra (Codene/RS).
Calendário de eventos de apresentação dos dados
– 9 de novembro: divulgação dos resultados preliminares referentes às comunidades das regiões de Porto Alegre, Caxias do Sul e Lajeado, no Centro de Treinamento da Emater em Montenegro.
– 11 de novembro: divulgação dos dados referentes às regiões de Santa Rosa, Ijuí, Frederico Westphalen, Erechim e Passo Fundo, na comunidade quilombola Passo do Araçá, em Catuípe.
– 17 de novembro: apresentação dos dados referentes às regiões de Santa Maria e Soledade, no CTG Lanceiros do Sul, em Cachoeira do Sul.
– 29 de novembro: divulgação dos dados referentes à região de Pelotas, no Centro de Treinamento da Emater, em Canguçu.
– 9 de dezembro (a confirmar): apresentação dos dados referente à região de Bagé, em Santana do Livramento.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social / Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento RuralAscom/Seapdr
Fotos: Fernando Dias/Seapdr
(KPJ)
Deputado Pasin defende implantação do sistema antigranizo na proteção da uva e outras culturas no RS
Secult está com inscrições abertas para as oficinas itinerantes
Com recuperação da agropecuária, Estado registra aumento de 4,9% no PIB em 2024