A atuação integrada entre União, estados e municípios no combate à criminalidade foi defendida pelo secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer, na abertura oficial do 26º Congresso Nacional das Guardas Municipais. O evento, que ocorre até esta sexta-feira (18) no Centro de Eventos Municipal de Canoas, reúne participantes de todo o Brasil para a troca de experiências e debate sobre iniciativas bem-sucedidas em âmbito nacional.
Atualmente, no Brasil, existem cerca de 1,2 mil guardas Mmunicipais, que empregam cerca de 130 mil agentes. A ampliação das suas atribuições e competências foi destacada pelo secretário, que julga a inserção das corporações no contexto da Segurança Pública irreversível. “A soma dos esforços é a base para a construção de políticas públicas efetivas. Nossa relação não deve ser a que beneficia apenas a um lado, mas aquela construída em parceria, norteada pela prestação de serviços de qualidade”, afirmou.
Para o prefeito de Canoas, Jairo Jorge, esse é o caminho a ser seguido. “A paz se constrói com pluralidade. Não podemos mais ter os governos estaduais de um lado, os municípios de outro e a União de fora da conversa”, enfatizou. “A segurança não é uma ação de governo, é uma ação de Estado, que precisa transcender as disputas políticas”, acrescentou.
Schirmer afirmou ainda que a insegurança começa na falta de prevenção e de iniciativas que visem integrar a todos num contexto de cidadania. “Ao acharmos que somente as secretarias de Segurança têm obrigação de agir no combate à violência, estamos partindo de uma premissa equivocada. O combate à criminalidade engloba também a oferta de educação, cultura, esporte, saúde, assistência social, saneamento básico e habitação”, concluiu.
A realidade no século 21
Um dos destaques da programação do congresso é o painel ‘Os desafios da formação dos agentes de segurança no século 21’, com a palestrante Cynthia Lum, do Centro de Policiamento Baseado em Evidências da George Mason University, dos Estados Unidos. O debate, que também conta com a participação do especialista em Segurança Pública pela Universidade de Oxford (Inglaterra), Marcos Rolim, terá início às 14h desta quinta-feira (17).
O Centro de Eventos Municipal de Canoas fica localizado no Campus da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) – Avenida Farroupilha, 8001, bairro São José.
Fonte: Piratini
Câmara de Vereadores de Veranópolis homenageia heróis do resgate na tragédia da Ponte Ernesto Dornelles
POLÍCIA CIVIL PRENDE FORAGIDO SUSPEITO DE INTEGRAR GRUPO RESPONSÁVEL POR ROUBO DE VEÍCULOS, EM CAXIAS DO SUL
ACIDENTE FATAL ENTRE VAN E RETROESCAVADEIRA DEIXA UM MORTO, EM MOSTARDAS