Terapia alternativa começou a ser disponibilizada em 2018 nas Unidades Básicas de Saúde (UBS)
Bento Gonçalves é o segundo município gaúcho, e o 50º, dentre os 1445 de todo o Brasil, com o maior número de atendimento realizado de sessões de auricoloterapia de dez.2021-dez.2022. O serviço faz parte das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs), que são recursos terapêuticos que buscam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade.
Nos dias 30 e 31 de outubro as auriculoterapeutas do município estarão participando do 33º Congresso do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (COSEMSRS). As profissionais farão palestras, além de ministrarem cursos e aplicarem aurículo aos participantes do evento. O congresso irá acontecer nas dependências do Dall’ Onder Grande Hotel.
As PICs começaram a ser disponibilizadas em 2018 no município, somando, desde aquele ano, pelo menos, 6445 atendimentos de auricoloterapia, 1271 homeopatia e 54 fitoterapia. Marinilce Toseto é uma das pessoas que já realizou algumas sessões de auriculoterapia e comentou sobre a experiência. Hoje, quase 80% das unidades de saúde disponibilizam o serviço.
“Eu posso dizer que foi maravilhoso, porque um dia eu estava com dor na lombar e a Núbia me chamou para fazer a sessão. Em questão de 15 minutos eu não tinha mais nenhuma dor. Eu também tenho crise de ansiedade, e quando eu faço auriculoterapia as minhas crises também são amenizadas, então é ótimo”.
A técnica de enfermagem Liziane Firmini também já fez uso da auriculoterapia e comentou que “essa terapia foi bem importante para mim, porque me ajudou bastante no combate a ansiedade e também para dormir melhor. Eu posso dizer que eu melhorei uns 90% após ter feito essa terapia complementar”.
A enfermeira Núbia Beche Lopes é uma das pioneiras na realização da auriculoterapia no município. A profissional destaca que “é uma honra para nós estarmos oferecendo esse serviço aos nossos pacientes e funcionários da saúde. O trabalho é feito de forma cuidadosa e específico para cada paciente. Na primeira consulta é feito uma entrevista completa com a pessoa, para saber suas queixas, suas necessidades, medicamentos em uso e motivo do encaminhamento. Após, é feito uma estimulação mecânica para averiguar os níveis de intensidade de reação no pavilhão auricular”.
O secretário de Saúde Gilberto de Souza Junior enfatiza que “a auricoloterapia faz parte das práticas complementares que temos na Secretaria de Saúde. Nós temos ambulatórios pela cidade e fortalecendo cada vez mais essas práticas que são de extrema importância para os nossos pacientes. É algo também que o Ministério da Saúde preconiza, e dentro das nossas estruturas estamos sempre melhorando esses acessos e dando o conforto que tanto a população precisa”.
O tratamento de auriculoterapia é gratuito a qualquer pessoa que resida nos bairros abaixo de Bento Gonçalves, especialmente paciente com dor, ansiedade, insônia, constipação, obesidade entre outros, pode usufruir. Para mais informações é preciso entrar em contato com as Unidades de Saúde, que realizam o tratamento e solicitar um encaminhamento para o serviço, que pode ser fornecido por profissionais de nível superior (enfermeiro, médico, odontólogo, nutricionista e fisioterapeuta capacitados) das Unidades de Saúde.
Durante esses últimos anos também foi realizado auriculo em eventos, obtendo um resultado de 70% de melhora da dor em uma única sessão.
A SMS tem um grupo de 12 funcionários capacitados que estão realizando Auriculoterapia no município atualmente e mais um grupo realizando a capacitação que o estado está realizando online e presencial.
Confira abaixo as 16 Unidades de Saúde que realizam Auriculoterapia no município de BG pelo SUS:
– Unidade de Saúde Central
– ESF Aparecida
– ESF Barracão/ São Pedro
– ESF Progresso
_ESF Santa Marta
– ESF Cohab
– ESF Conceição/Tancredo
– ESF Santa Marta
– ESF Licorsul
– ESF Fenavinho
– ESF Maria Goretti
– ESF Ouro Verde
– ESF Santa Helena
– ESF Zatt
Durante esses últimos anos também foi realizado aurículo em eventos, obtendo um resultado de 70% de melhora da dor em uma única sessão.
Mais informações sobre o congresso
https://www.congressocosemsrs.com.br/
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor