Garantir uma saúde plena e de qualidade para todos os munícipes é um dos objetivos do Governo Municipal. Com essa finalidade, em março deste ano a Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, iniciou uma força-tarefa para ampliar as cirurgias de média-complexidade. A meta é alcançar os pacientes que aguardam há mais tempo por uma cirurgia eletiva e reduzir a atual demanda reprimida, estimada em cerca de 7 mil pessoas.
A primeira etapa desse processo foi realizada na última semana, com a realização de quatro procedimentos cirúrgicos. No total foram encaminhados pelo menos 60 pessoas para consulta médica. Entre os dias 13 e 29 de abril mais 10 pessoas irão passar por algum procedimento cirúrgico, dando prosseguimento na ampliação das cirurgias de média-complexidade.
Henol Guillaume, 44 anos, aguardava há um ano a operação de uma hérnia de disco. Na última quinta-feira (31), essa espera chegou ao fim, com a cirurgia sendo realizada no Hospital São Pedro, em Garibaldi.
“O procedimento foi bem rápido, e o atendimento médico foi muito bom, com todos sendo muito atenciosos comigo. A minha recuperação também está rápida, e estou muito feliz pelo resultado. Para mim foi muito importante ter feito essa cirurgia”.
Azir Bavaresco, 71 anos, também operou a hérnia. A operação do idoso, que há um ano aguardava na lista de espera, ocorreu na sexta-feira (1º).
“A cirurgia foi tranquila, e eu fui muito bem atendido. Fui para o hospital à tarde para me preparar para o procedimento, e no sábado de manhã já estava em casa me recuperando. Só tenho a agradecer, desde o atendimento até a cirurgia, todos foram bem atenciosos comigo”.
Dona Eunice Debortoli dos Santos, 61 anos, aguardava há quase dois anos pelo procedimento, e se diz aliviada pelo resultado da operação e ressaltou a rapidez do processo desde o exame pré-operatório, até a realização do procedimento.
“Foi tudo ótimo. Lembro de chegar no hospital e imediatamente baixar e me preparar para a cirurgia. A médica que me atendeu foi muito atenciosa. Os enfermeiros e toda equipe também foram muito queridos e prestativos. O processo foi muito ágil, porque na segunda-feira eu fiz a consulta médica e já na sexta da mesma semana já fui operada. Então posso dizer que estou muito satisfeita com tudo e também com a minha recuperação”.
A alegria e alívio após o procedimento cirúrgico foi compartilhada também por dona Inês Dal Pra Maseto, 75 anos. Ela também operou a vesícula, e relatou sobre a operação médica.
“Posso dizer em poucas palavras que o atendimento foi muito bom e a médica muito querida. No dia seguinte da operação eu já estava em casa e agora preciso ficar me cuidando por um período de até 15 dias, conforme a orientação médica. Agradeço muito aos médicos e enfermeiros pelo excelente atendimento”.
A assistente social da Secretaria da Saúde, Letícia Prado, salientou sobre a agilidade para o encaminhamento dos pacientes que estavam na fila para a realização dos procedimentos cirúrgicos.
“O contrato firmado com o Hospital Beneficente São Pedro, de Garibaldi, para a realização de procedimentos cirúrgicos, trouxe um alento para a população bento-gonçalvense. Muitos aguardavam há anos nas filas das cirurgias eletivas de todas as especialidades. Esse é um dos maiores motivos de procura dos usuários SUS à Secretaria Municipal de Saúde. Agora, pacientes já estão sendo chamados para a realização. É um avanço para a saúde em Bento Gonçalves”.
A secretária da Saúde, Tatiane Misturini Fiorio, destacou sobre a retomada dos procedimentos cirúrgicos.
“Para nós é muito importante essa retomada forte dos procedimentos eletivos, porque nós ficamos praticamente dois anos sem a realização desses procedimentos, com a fila estagnada. Nós sabemos da necessidade que as pessoas têm de realizar os atendimentos para melhorar a sua qualidade de vida e retomarem suas atividades e trabalho. Sabemos da importância disso para cada uma das pessoas que estão sendo atendidas. O nosso objetivo é dar agilidade e rapidez muito forte neste momento, e atendermos o maior número de pessoas agora que conseguimos fazer essa retomada”.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: João Pedrassani
Família de Bento procura por mulher desaparecida há 12 dias em Caxias do Sul
Sobe para sete o número de mortos no acidente com ônibus de estudantes em Imigrante
Governador emite nota de pesar pelo acidente em Imigrante