A COVID-19 é uma doença infecciosa causada pelo SARS-CoV-2 (coronavírus) que compromete o trato respiratório. Grande parte dos pacientes infectados apresentam leves sintomas ou até mesmo não os desenvolvem. Uma parcela menor de pacientes evolui para um estágio mais grave, necessitando de hospitalização e, em alguns casos, de ventilação mecânica (VM).
Mesmo com situações de recuperações, ainda há dúvidas sobre o tratamento pós-hospitalar do paciente que foi infectado pela Covid-19. Segundo o fisioterapeuta e secretário adjunto de Saúde, Gilberto Junior os métodos de reabilitação podem ocorrer com a ajuda fisioterapêutica. “O fisioterapeuta é um profissional que atua na fase aguda da COVID-19, principalmente no manejo da via aérea e na manutenção do paciente sob ventilação mecânica, ou seja, na terapia respiratória. O fisioterapeuta reabilita o pulmão lesado com técnicas e manobras para melhorar a oxigenação e a ventilação pulmonar”, disse.
A partir da próxima terça-feira, 08, a Secretaria da Saúde inicia a busca ativa dos pacientes acometidos pela doença COVID-19 e estará realizando a reabilitação cardiopulmonar. “A grande maioria dos pacientes acabaram tendo comprometimentos na sua capacidade pulmonar, os pacientes serão atendidos e acompanhados por nossos Fisioterapeutas em um método de monitoramento. Uma forma de todos os pacientes retornarem as suas atividades diárias de vida, sem comprometer a sua saúde”, destaca o Secretário.
São 04 fisioterapeutas especializados no atendimento de pacientes covid-19, que irão realizar esse trabalho no Complexo Hospitalar.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: SMS
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor