Nesta sexta-feira (20), a Secretaria da Saúde de Bento Gonçalves por meio da Vigilância em Saúde do Trabalhador, esteve numa comunidade rural do distrito de Faria Lemos para a realizar a primeira visita in loco do projeto Saúde em Vindima. O objetivo principal é ir até as propriedades rurais com uma equipe de saúde especializada e realizar atendimentos aos agricultores. A visita foi realizada pelo Coordenador da Vigilância em Saúde do Trabalhador, Rafael Medeiros Vieira, enfermeira Valesca Dall’Oglio Ferri, fisioterapeuta Rafael Antônio Balestrin e pela assistente administrativa Rosane Streck Poloni.
Na visita foi realizada a aferição da temperatura dos agricultores, assim como a verificação da pressão, glicose e frequência cardíaca.
A enfermeira Valesca explicou sobre a importância da visita nas propriedades rurais de Bento.
“Diariamente, durante sua atividade laboral, os agricultores estão expostos a uma série de riscos e precisam lidar com fatores que podem afetar sua saúde. O trabalho é sujeito às condições climáticas, exposição de variados produtos agrícolas tóxicos, esforço físico intenso, além do risco de acidentes com ferramentas e animais silvestres. Por essas razões, a saúde dos agricultores é um tema importante e amplo, que nos chama a atenção para um olhar do cuidado, orientações, dicas e prevenção de saúde”.
O coordenador da Vigilância em Saúde do Trabalhador também destacou sobre o projeto.
“Esse foi mais um grande passo para o Projeto Saúde em Vindima, que visa levar saúde para todos os agricultores do nosso município. Além do trabalho prático verificando a saúde dos agricultores, nós também passamos orientações sobre os cuidados que devem tomar no trabalho diário que realizam, para assim preservarem a saúde”.
Ainda segundo o Coordenador “foi feita uma visita em toda a propriedade, e verificado os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)”.
A secretária de Saúde Tatiane Misturini Fiorio também comentou sobre a realização do projeto.
“Trabalhar na prevenção da saúde é fundamental, e esse foi o nosso principal objetivo quando pensamos no projeto voltado aos agricultores e vitivinicultores, que realizam um trabalho de extrema importância para o nosso município e toda a população de Bento. Ficamos muito felizes porque foi um trabalho iniciado no ano passado com palestras e capacitações para todos os agricultores e agora estamos nesta importante etapa da visitas in loco, nas propriedades. É gratificante realizar esse trabalho junto com eles”.
Ao longo do verão as equipes realizarão outras visitas nas propriedades rurais, e após o término da safra será realizada uma nova visita nas propriedades de todos os agricultores que já foram visitados, com o objetivo de verificar o que cada um aplicou nos cuidados básicos para a saúde.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: Secretaria de Saúde/Divulgação
PG
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves
Prefeitura de Bento realiza mutirão de limpeza de pichações neste sábado, dia 23