Foi realizada na sexta-feira (29), a primeira reunião do comitê intersetorial que irá discutir as ações de enfrentamento à gripe no Rio Grande do Sul. A iniciativa da Secretaria Estadual da Saúde (SES) tem por objetivo reunir diferentes entidades para alinhar as diretrizes a serem seguidas por gestores e profissionais da saúde.A diretora do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Marilina Bercini, apresentou os dados da circulação do vírus Influenza no RS e Brasil neste ano, com o predomínio da cepa A (H1N1). Uma nova reunião está prevista para a primeira quinzena de maio.
No RS, são 25 óbitos registrados até agora por Influenza, sendo 23 por Gripe A. Veja os números aqui.
O Rio Grande do Sul já recebeu mais de 2,5 milhões de doses da vacina, o que representa 70% do quantitativo total. A previsão é que mais 1,2 milhão de doses cheguem ainda na próxima semana. Levantamento parcial indica que cerca de 24% da população dos grupos de vulnerabilidade já foi imunizada até a sexta-feira (29). No Estado, a campanha permanece até o dia 20 de maio, tendo como objetivo imunizar no mínimo 80% da população integrante dos grupos de maior vulnerabilidade.
Para esse primeiro encontro, realizado na Sala de Monitoramento da SES/RS, a equipe do Cevs recebeu representantes do Sindicato Médico (Simers), Conselho Regional de Medicina (Cremers), sociedades regionais de Pneumologia e Infectologia, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Telessaúde/UFRGS, Federação dos Municípios (Famurs), Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, Secretaria Estadual da Educação e Laboratório Central do Estado (FEPPS/LACEN).
Fonte: Central de Jornalismo da Difusora com informações da Secretaria de Saúde do RS
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor
Bento: sete bairros deverão ter abastecimento de água restabelecido até a noite deste sábado
Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 18 milhões