Intensificando as atividades voltadas a prevenção da saúde do homem, no mês de novembro, a Secretaria Municipal de Saúde realizou diversas ações. Foram atendidos cerca de 2.500 homens e realizados 468 testes rápidos.
No período, foram ofertadas consultas médicas e de enfermagem, testes rápidos para HIV, Hepatites B e C e Sífilis, consultas de fonoaudiologia e fisioterapia, verificação de pressão arterial, palestras dentre outros atendimentos.
O objetivo das ações do Novembro Azul é sensibilizar os homens, em especial, com idade acima de 45 anos, sobre o câncer de próstata. Em Bento Gonçalves, a faixa compreende 16.072 pessoas do sexo masculino acima de 45 anos, totalizando 14,3% da população. Entre janeiro e novembro foram solicitados 2.257 PSA e destes 378 (17%) tiveram resultados alterados.
De acordo com a coordenadora do Programa Saúde do Homem, enfermeira Cristiane Wottrich as ações buscam incentivar os homens a procurarem os serviços oferecidos nos postos de saúde ao longo do ano. “Agradecemos a todas as equipes de saúde envolvidos nas ações voltadas aos homens do município em especial as empresas: Ftec, Bertolini, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves, AAPECAN, Empresa Bento de Transportes Urbanos, Coordenadoria da Mulher e Pelotão de Bombeiros que marcaram de uma forma criativa a comemoração do Novembro Azul”, salienta Cristiane.
Fonte: Site da Prefeitura de Bento
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves