Dando sequência aos trabalhos de promoção e prevenção de Saúde Bucal, o setor da Secretaria de Saúde realizou nesta segunda-feira, 26, o levantamento epidemiológico CEO-d (Índice de dentes cariados, extraídos por cárie e obturados) em crianças da cessão de uso da Escola Estadual de Primeiro Grau Incompleto Amaro Bittencourt, no Bairro Aparecida.
A avaliação faz parte, também, do Programa Saúde na Escola (PSE). Além do levantamento, foi feita escovação dental supervisionada e a aplicação tópica de flúor nos alunos.
Foram avaliados sinais clínicos de doença cárie, a incidência de maloclusões por uso do bico ou sucção digital e, de traumatismo dentário na primeira dentadura. “Esse dados são importantes para que se possam desenvolver políticas públicas que atendam às necessidades da população. Os estudantes que participam do PSE são acompanhados periodicamente com o objetivo de incentivar o autocuidado, tanto na parte da higiene quanto do consumo inteligente de açúcar. Identificados sinais clínicos que exigem tratamento, os pais são orientados a procurar a unidade de saúde mais próxima da sua casa para tratamento”, enfatizou a coordenadora do setor Giovana De Bacco.
Em parceria com a Secretaria de Educação, a equipe de Saúde Bucal desenvolve os programas “Dentinho Sadio, Sorriso Legal” e “Cuidado com sua Boca” em 60 escolas da rede municipal e estadual, trabalhando o estímulo à escovação dental com o auxílio da professora. As escolas recebem visitas de Cirurgiões Dentistas para aplicação tópica de flúor e oficinas de orientação para o acompanhamento da qualidade da higiene bucal. Atualmente, mais de 9 mil crianças da rede pública são contempladas com os programas.
Como parte das ações, foram distribuídas às escolas municipais, no início deste ano, mais de 9 mil escovas de dente e mais de 400 cremes dentais. A parceria com o SESC e, ABO/Vinhedos permitiu a distribuição de kits para higiene bucal caseira.
Os trabalhos do Setor de Saúde Bucal se estendem às Unidades Básicas e às equipes de Saúde da Família (EFS), onde foram incluídas 8 equipes de Saúde Bucal, atendendo cada território conforme sua demanda, participando de palestras educativas para diabéticos, hipertensos, gestantes, adolescentes, grupos de terceira idade, discutindo a influência do estado de saúde da boca com a saúde geral do indivíduo, prevenção e diagnóstico precoce de câncer bucal.
Em breve os munícipes de Bento Gonçalves poderão contar com serviço odontológico de média complexidade, oferecidos no Centro de Especialidades Odontológicas, complementando o trabalho da Atenção Básica. Neste serviço serão atendidos, por exemplo, os casos de Odontopediatria mais complexos, seja pela dificuldade de atendimento por pouca idade ou por complexidade de tratamento.
Participaram da visita o secretário de Saúde Diogo Segabinazzi Siqueira e a primeira-dama Cynthia Costa Pasin.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Fotos: Franciele Gonçalves
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor