O governador José Ivo Sartori reforçou, nesta segunda-feira (28), a necessidade de empenho coletivo da população gaúcha na busca pela modernização do Estado. “Se não tivermos solidariedade neste sacrifício que estamos empreendendo, não ofereceremos um Estado mais eficiente”, afirmou em entrevista ao programa SBT Rio Grande. O governador tratou de questões sobre o Plano de Modernização do Estado encaminhado à Assembleia Legislativa na última terça-feira (22).
O conjunto de propostas apresentado pelo Executivo coloca em discussão o tamanho e a função do Estado e sugere um novo modelo, que priorize Segurança, Saúde, Educação, Infraestrutura e áreas sociais. O plano vai passar por três grandes áreas: estrutura administrativa, regras e benefícios para o funcionalismo público e medidas de ajuste fiscal.
Sartori lembrou que o governo implementou ações importantes para equilibrar as finanças, mas elas nao foram suficientes para sanar a crise econômica estadual. Entre elas, estão a Lei de Responsabilidade Fiscal, Previdência Complementar, orçamento realista, Lei de Diretrizes Orçamentárias, Lei de concessões e disponibilização de imóveis do Estado para vagas prisionais. “As medidas buscam viabilizar com toda a sociedade, não apenas com o Executivo, mas também com os demais Poderes, a modernização administrativa e a preocupação com os custos”, explicou.
“Não é uma questão política ou ideológica, são atitudes que necessitarão de continuidade. Quero que aqueles que assumirem o nosso lugar, encontrem o Estado em melhores condições”, acrescentou.
Fonte: Piratini
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Bento: reforma do telhado do ginásio de esportes é contemplada no Avançar Mais no Esporte
Vinho e espumante um passo mais perto de serem símbolos oficiais do RS