Evento é promovido pela Biblioteca Pública Castro Alves com apoio do Sesc. A programação conta com música, contação de histórias, leituras de trechos dos livros do escritor gaúcho, entre outras atrações
Neste sábado (26), a partir das 16h, a Biblioteca Pública Castro Alves promove o Sarau Artístico-Cultural em homenagem ao escritor Erico Verissimo, integrando os eventos comemorativos aos 120 anos de seu nascimento no Estado do Rio Grande do Sul. A diversificada programação foi elaborada com o objetivo de proporcionar páginas vivas das narrativas verissianas, além de oferecer outras atrações que proporcionarão uma imersão literária e musical à comunidade.
Os escritores de Bento Gonçalves Ismael Sebben, Fabiane Sassi Caio, Izabel Pedron, Juliana Mattes, Janete Nodari e Gabriel Josende vão ler trechos dos livros “O Tempo e o Vento”, “Incidente em Antares”, “Olhai os Lírios do Campo”, entre outros, mostrando a potência criadora da imaginação do autor gaúcho. Sem sombra de dúvida, são obras que já entraram para o cânone da literatura brasileira, e alguns títulos foram adaptados para o cinema, séries e novelas.
O ator e animador da Feira do Livro do município, Damiel Brocker, invoca um morto-vivo para tecer uma tapeçaria de trechos das obras de Érico: uma performance cênica e poética que vai mediar e explorar “as memórias, os sonhos e as contradições de Bento Gonçalves, conectando a história local às universais, questões humanas presentes na obra do autor”, ressalta Damiel. A presença do personagem morto-vivo serve como metáfora para a memória do tempo.
Já a contação de histórias Nanquinote é baseada em “Meu ABC”, e percorre o alfabeto enquanto resgata a história da alfabetização no Brasil. A narrativa conduz o público por um universo onde letras ganham vida, significados se entrelaçam e o aprendizado se transforma em encanto.
O evento também contará com atrações musicais de Jean Paul Deitos, Jai Trivelin e Farina Brothers Trio, intervenções cênicas, danças tradicionalistas com o CTG Laço Velho, espaços temáticos dedicados a Erico e aos escritores locais, exposição temática do Museu do Imigrante, feira de artesanato com artesãos locais, comercialização de livros com a Dom Quixote Livraria e gastronomia. Durante o sarau, a biblioteca permanecerá aberta ao público, com visitas guiadas e todos os seus serviços disponíveis.
Para a realização do evento, a Rua Barão do Rio Branco, no trecho entre a Panvel e a esquina da Praça Centenário, terá duas faixas da via interditadas a partir das 11h para montagem da estrutura do evento.
O Sarau Artístico-Cultural – O tempo ainda sopra: 120 anos do nascimento é promovido pela Biblioteca Pública Castro Alves, com apoio do Sesc, e integra a programação do Calendário Cultural do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas.
Programação
16h – Voz e violão com Jai Trivelin
17h – Contação de histórias Nanquinote, com a Destemperados Produções Artísticas
18h – Um morto-vivo conta Erico: Antares em Bento Gonçalves, com Damiel Brocker
18h30 – Instrumental com Jean Paul Deitos, intercalado com leituras de trechos de Erico Verissimo, por escritores locais
19h30 – Intervenção cultural com o CTG Laço Velho
20h45 – Música com o Farina Brothers Trio
Serviço
O quê: Sarau Artístico-Cultural – O tempo ainda sopra – 120 Anos de Erico Verissimo, promovido pela Biblioteca Pública Castro Alves
Quando: 26 de abril
Horário: A partir das 16h
Onde: Rua Barão do Rio Branco, 123, bairro Centro
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Seminarista Eduardo Cantelli será ordenado diácono neste sábado, 26 de abril no Santuário Santo Antônio, em Bento
Governador anuncia investimento de R$ 226,06 milhões para reconstrução habitacional em Eldorado do Sul
Orquestra Sinfônica de Porto Alegre se apresenta neste domingo, 27 de abril, na Fundação Casa das Artes