O Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Caravaggio, de Farroupilha, passa por um importante momento de obras para conservação e preservação da igreja, que é uma das mais visitadas do Estado. Desde o ano passado, o Santuário já passou pela impermeabilização e o conserto das calhas. Nesta semana, o arquiteto e artista sacro Cristtiano Fabris irá começar a pintura interna da abóboda e a instalação de novos vitrais, o que dará um aspecto ainda mais imponente, religioso e repleto de significados ao Santuário, que é um espaço onde impera o clima de paz e harmonia entre os fiéis. O trabalho da equipe de arquitetura deve levar dois meses, sendo entregue antes da 141ª Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio, que ocorre nos dias 23, 24 e 26 de maio no Santuário.
Estes novos elementos – que aparecerão na pintura e na instalação dos vitrais – irão reforçar expressões de fé e de arte cristã, especialmente em devoção a Nossa Senhora de Caravaggio. Fabris e uma equipe com mais três profissionais trabalharão sobre andaimes de quase 40 metros de altura. Os desenhos que serão pintados, os formatos e cores dos vitrais e todos os itens que passarão a compor a parte interna do Santuário foram desenhados em uma parceria da equipe litúrgica do Santuário com o arquiteto. O Santuário foi projetado pelo engenheiro civil Ticiano Bettanin na década de 1940, e levou 18 anos para ser concluído.
“A arte sacra apresenta expressões da fé, que estão a serviço da fé e que contribuirão muito para embelezar e ensinar ainda mais sobre a nossa igreja para quem nos visita”, explica o reitor do Santuário, padre Gilnei Fronza. “Estamos muito felizes em poder dar seguimento a uma obra tão magnífica e que dará tanto sentido ao nosso projeto do Santuário”, completa.
Ao todo, esta etapa da obra envolverá 500 metros quadrados de área. “Não tenho receio em dizer que é a realização de um sonho poder executar esta obra. E me sinto dando continuidade ao trabalho do arquiteto Betanin e do parceiro de obras dele daquela época, Emiliano Zanon”, afirma Fabris, que é um dos seguidores do estilo de trabalho da dupla responsável pela construção e decoração do Santuário na época em que foi construído.
O Santuário também passará por pintura predial completa externa. Ainda não há previsão do início da pintura externa. Toda a obra é feita com recursos arrecadados pela comunidade, e provoca mudanças no espaço de celebração de missas por tempo determinado (cerca de dois meses). Durante a semana, elas são celebradas no Santuário Antigo. Aos fins de semana, ocorrem normalmente no Santuário.
Fonte: Santuário Nossa. Sra de Caravaggio
Câmara aprova projeto que dificulta progressão de regime para condenados por crime hediondo
“Zucco pelo Rio Grande” cumpre agenda na Serra com entrega de emendas, encontro com empresários e grande ato em Caxias do Sul
Jovens supermercadistas do país debatem oportunidades para o setor no RS