O Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, de Farroupilha, dá espaço a uma mostra sobre os Milagres Eucarísticos, idealizada pelo beato Carlo Acutis. A Mostra Internacional Eucarística de Carlo Acutis abrirá ao público neste final de semana, das 13h às 17h, no auditório do Santuário, e permanecerá aberta durante os próximos fins de semana no mesmo horário. Quem está à frente da iniciativa no Santuário é o Bispo Emérito da Diocese de Caxias do Sul, Dom Alessandro Ruffinoni. Membros de Grupos de Jovens de Caravaggio estarão no local para receber os visitantes e explicar um pouco mais sobre a iniciativa. Ainda que a exposição abra só neste final de semana ao público, no último domingo, 12, uma equipe do Projeto Crescer, de Garibaldi, visitou a exposição, já que está ligada à produção de vídeos sobre Carlo Acutis.
Em todo o mundo, diversas instituições religiosas reproduziram esta mostra que foi iniciada por Carlo Acutis antes de morrer. Por isso, o Santuário de Caravaggio é uma das igrejas que está aderindo à proposta, em uma exposição internacional concebida e levada a cabo por Carlo Acutis.
Os Milagres Eucarísticos são aqueles que estão relacionados com a Eucaristia e com a sagrada hóstia e que foram reconhecidos pela Igreja. Um exemplo a ser citado é a vida milagrosa de Marthe Robin, uma mulher que viveu no interior da França e, durante 53 anos, alimentou-se exclusivamente de Eucaristia. Ela faleceu em 1981 e dedicou sua vida ao amor a Jesus.
Para Dom Alessandro, esses milagres ajudam a revigorar a devoção e o respeito pela Eucaristia. “A partir da hóstia consagrada, aconteceram fatos interessantes no mundo inteiro”, afirma. Dom Alessandro ressalta ainda que o conhecimento destes eventos extraordinários reconhecidos pela Igreja vivifica a fé dos devotos no sacrifício do Corpo e Sangue do Senhor Jesus Cristo. Além disso, Dom Alessandro reitera que os Milagres Eucarísticos são uma ação de Deus que prova, por meio da eucaristia, a sua presença real.
“Os Milagres Eucarísticos pretendem confirmar esta fé, que se baseia nas Palavras de Jesus, segundo as quais o que parece pão já não é pão, e o que parece vinho já não é vinho. Efetivamente, nos Milagres Eucarísticos figuram a Carne e o Sangue, ou um ou outro, conforme o caso. O propósito dos Milagres é provar que não devemos olhar para a aparência exterior (pão e vinho), mas para a substância, a verdadeira realidade da coisa, que é carne e sangue”, descreve o padre Roberto Coggi.
A exposição e Carlo Acutis
A ideia de organizar esta exposição surgiu quando o Bispo Dom Alessandro Ruffinoni descobriu a iniciativa do jovem Carlo Acutis.
Carlo viveu uma vida de amor e devoção a Cristo e à Eucaristia e utilizou a internet e as tecnologias para evangelizar e interceder pela vida daqueles que não conhecem a Jesus. O rapaz faleceu de leucemia em 2006 e foi beatificado em 2020. Em vida, Acutis idealizou uma exposição sobre os Milagres Eucarísticos ao redor do mundo. Embora tenha falecido antes de finalizar a mostra, sua ideia teve continuidade através de outros fiéis que seguiram o planejamento feito por Carlo.
Ao descobrir que diferentes igrejas ao redor do mundo estavam expondo esta mostra, Dom Alessandro teve a ideia de organizá-la no Santuário de Caravaggio, pensando nos fiéis e nos catequistas das paróquias da diocese que poderão visitar a exposição e fortalecer sua fé.
A exposição conta com 5 painéis introdutórios que ajudam a entender a importância destes Milagres Eucarísticos que aconteceram em 19 países ao redor do mundo. 134 painéis apresentam as cidades onde esses eventos milagrosos aconteceram. 09 painéis falam a respeito dos santos e místicos e a devoção à Eucaristia, 06 narram as aparições de Nossa Senhora e a Eucaristia, 02 painéis relatam as comunhões prodigiosas de alguns santos, 12 trazem fotos de Carlo Acutis e 06 painéis contém frases ditas pelo beato.
Os fiéis podem baixar este livro que explica didaticamente sobre os Milagres Eucarísticos neste link.
Fonte: Apura Conteúdo
Foto: Leandro Ávila/Divulgação
(RM)
Com queda nos índices de mortes violentas, primeiro semestre de 2025 aponta para um ano mais seguro que 2024
Rio Grande do Sul tem recorde em abertura de empresas no primeiro semestre de 2025
Sicredi disponibiliza R$ 68 bilhões no Plano Safra 2025/2026