Dia 08 de setembro é a data escolhida para a realização de uma carreata e a bênção da estátua de Nossa Senhora de Caravaggio, bem como da rótula de acesso ao Santuário de Caravaggio, na RSC-453, em Farroupilha (RS). Nesta data, a Igreja celebra a Natividade de Nossa Senhora e, a Diocese de Caxias do Sul, seus 82 anos de criação.
A concentração da carreta será na esplanada do Santuário, a partir das 18h30min. Por volta das 19 horas, os automóveis irão percorrer cerca de 10 quilômetros até a rótula, onde, recentemente, foi instalada a estátua produzida pelos artistas Gilmar Pocai e Luciana Machado, uma representação da aparição de Nossa Senhora de Caravaggio à camponesa Joaneta, em 26 de maio de 1432, em Caravaggio, na Itália.
A celebração contará com oração, interpretação de cantos marianos e o acionamento das luzes que compõe a nova ambientação da rótula. Para o reitor do Santuário, padre Gilnei Fronza, “o local, além de indicar o acesso ao Santuário Diocesano, será um marco da presença da devoção mariana em nossa região, uma vez que terá a representação dos 32 municípios da área de abrangência da Diocese de Caxias do Sul”.
O projeto-intervenção foi assinado pelo arquiteto Dangle Júlio Marini e Bernadete Gazzi e executado pela Viezzer Engenharia. O investimento girou em torno de R$ 150 mil e os recursos, assim como para a construção da estátua – R$ 90 mil, partiram das doações dos próprios devotos de Nossa Senhora e da campanha de arrecadação realizada pelo Santuário.
Saiba mais sobre a intervenção:
O simbolismo contido na intervenção está fundamentado no texto bíblico de Apocalipse 12,1: “E viu-se um grande sinal no céu, uma mulher vestida de sol, tendo a lua debaixo dos seus pés, e uma coroa de doze estrelas sobre as sua cabeça”.
– A mulher que o texto se refere é Maria, aqui lembrada como Nossa Senhora de Caravaggio;
– A coroa de 12 estrelas é circunscrita por meio do círculo em torno da imagem, formando um jardim de rosas, elemento presente na aparição e na história de Nossa Senhora de Caravaggio. As estrelas são iluminadas internamente com o foco de luz direcionado para o alto;
– Na estrutura de concreto que serve como base para a imagem, estão representadas: uma estrela de quatro pontas, simbolizando a cruz de Cristo; uma lua, fazendo referência ao texto bíblico de Ap. 12,1. Essa lua é dividida em 32 fragmentos ou partes de diferentes tamanhos, simbolizando os 32 municípios da área de abrangência da Diocese de Caxias do Sul.
Fonte: PLUG IDEIAS EM COMUNICAÇÃO
Alunos dos Anos Iniciais da EMTI São Roque são contemplados pelo Projeto Cultural Trânsito
Semana da Pátria será aberta oficialmente em 1º de Setembro, na Via Del Vino
Bento Gonçalves escolhe projetos para Consulta Popular