No próximo fim de semana, encerra-se o ciclo de celebrações dos grupos com a 12ª Romaria da Juventude, que acontece já dentro da programação oficial da Romaria, no primeiro dia — sábado, dia 24 de maio, às 10h30min
O Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio acolheu, neste final de semana que antecede a 146ª Romaria, quatro pré-romarias que reuniram uma multidão de fiéis. Todas as celebrações realizadas no sábado e domingo estiveram repletas de devotos e peregrinos, demonstrando a forte espiritualidade que prepara o coração dos romeiros para o evento principal.
A Caminhada e Corrida da Fé teve início em Caxias do Sul, no Posto SIM (RS-122), às 7h. Já em Farroupilha, a saída foi do Parque Cinquentenário, às 9h. Muitos aproveitaram a oportunidade para cuidar não só da saúde do corpo, mas também da alma, por meio da vivência espiritual. A Missa foi celebrada às 10h30min, no Santuário, presidida pelo Frei Jaime Bettega.
A Romaria das Crianças começou às 14h, na Avenida Dom José Barea, com a presença de inúmeras crianças, que trouxeram gestos de ternura e alegria à celebração das 15h.
Também no sábado foi realizada a Romaria das Pessoas com Deficiência, cuja peregrinação teve início às 14h, em frente à Casa Lar Padre Oscar Bertholdo. O grupo recebeu a bênção em frente ao Santuário às 15h30min, seguida da Santa Missa às 16h. Esta romaria reforçou mais uma vez o testemunho de perseverança e resiliência.
No domingo, o Santuário acolheu a Romaria do Movimento do Cursilho de Cristandade, com concentração em frente ao Pronto Atendimento e saída às 9h. A celebração eucarística foi realizada às 11h, no Santuário, com a participação de casais e famílias do movimento.
No próximo fim de semana, encerra-se o ciclo de celebrações dos grupos com a 12ª Romaria da Juventude, que acontece já dentro da programação oficial da Romaria, no primeiro dia — sábado, dia 24 de maio, às 10h30min.
Convite do Reitor, padre Ricardo Fontana, aos peregrinos:
“A todos vocês, irmãos e irmãs que têm o coração ligado ao Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, que vêm como romeiros e peregrinos devotos até esta montanha sagrada e santa, que vêm participar das celebrações, ouvir a Palavra de Deus, participar da Eucaristia, viver um encontro de reconciliação consigo mesmo, com os irmãos e com Deus — por meio da confissão —, que vêm buscar uma bênção, fazer um agradecimento ou apresentar um pedido à Mãe: sejam todos muito bem-vindos”.
“E também a você que reza conosco pelo rádio, pela televisão ou pelas plataformas digitais, sinta-se unido a esta grande família de fé. Você, que nos acompanha à distância, é parte viva dessa comunidade: somos um só povo, uma só família, reunida em torno da Casa da Mãe, sob o olhar e o amparo de Nossa Senhora de Caravaggio”.
“Ela é uma mão estendida sobre nós, com toda a ternura, com todo o amor e com todo o consolo, especialmente diante das dores que enfrentamos enquanto estado do Rio Grande do Sul — seja nos tempos difíceis da pandemia, nas fortes crises dos últimos anos, ou agora, em 2024, com as chuvas intensas e as enchentes que transformaram a paisagem e a biografia da nossa Serra Gaúcha”.
“Vimos cidades inteiras nos vales do Rio das Antas, do Taquari e do próprio Guaíba serem inundadas, enfrentando aquela que foi a maior calamidade climática já registrada no Brasil. Agora começamos a reconstruir, a reintegrar nossas comunidades e a reerguer nossos corações”.
“Em meio a tudo isso, muitos testemunharam algo profundamente simbólico: capitéis e imagens de Nossa Senhora — especialmente de Nossa Senhora de Caravaggio — que permaneceram intactas, mesmo cercadas por deslizamentos e enchentes. Como sinais do Céu, elas nos mostram o caminho a seguir: o caminho da fé, da confiança, da perseverança. E o que Nossa Senhora nos ensina? “Fazei tudo o que Ele vos disser”.
“Por isso, em 2025, em espírito de ação de graças e de reconstrução, nos unimos no Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio para renovar nossa fé, fortalecer nossa esperança, reanimar nossas famílias e seguir em frente na peregrinação da vida, certos de que, com a Mãe ao nosso lado, teremos sempre forças para continuar”.
O lema desta edição, que acontece no próximo final de semana — dias 24, 25 e 26 de maio —, é:
“Mãe da Esperança, rogai por nós”, em referência ao Jubileu da Esperança, o Ano Santo Jubilar de 2025.
Confira a programação da festa:
Missas (nos três dias da Romaria):
6h, 7h, 8h, 9h,
10h30min — Solene Missa Campal,
12h, 13h, 15h, 16h, 17h.
14h — Recitação do Terço
Estado decreta emergência em saúde pública para enfrentar aumento de hospitalizações por doenças respiratórias
Centro Cultural Tuiuty recebe exposição “As cores do Basalto”, de Mauri Menegotto
10ª Fiema Brasil começa nesta terça-feira em Bento Gonçalves