Prefeita Gisele Caumo reforça que a responsabilidade pela execução é do Governo do Estado e cobra novo cronograma para conclusão das obras
No último dia 4 de setembro, Santa Tereza relembrou os dois anos da maior tragédia de sua história: a enchente que destruiu casas, comércios e deixou marcas profundas na vida da comunidade. Embora muito já tenha sido feito visando a reconstrução e a devolução da dignidade à comunidade santa-terezense, como estradas, pontes, praças, contenções e outras obras de grande importância, entre os trabalhos pendentes de solução está a entrega das 24 moradias destinadas às famílias que perderam suas residências ou foram retiradas de áreas de risco.
A prefeita Gisele Caumo destaca que a responsabilidade pela execução das obras, que têm um custo aproximado de R$ 3,1 milhões, é do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Habitação (SEHAB), que realizou a licitação para contratação da empresa que seria responsável pelas edificações. “O Município não possui vínculo contratual com tal empresa, sequer é responsável pela fiscalização, mas, mesmo assim, está presente diariamente com nosso fiscal, apontando falhas e acompanhando cada etapa, para termos argumentos e condições de cobrar soluções”, afirma.
Segundo Gisele, a empresa vencedora do certame apresentou dificuldades técnicas e financeiras, o que tem comprometido o andamento dos trabalhos. “Problemas simples, como acabamento de paredes, chegaram a paralisar os trabalhos em diversos momentos. Além disso, a troca constante de equipes e rumores de atrasos nos pagamentos dos funcionários por parte da empresa contribui sobremaneira com os atrasos”, ressalta.
Infraestrutura
O Município cumpriu integralmente as responsabilidades que lhe cabiam: realizou a terraplanagem dos terrenos e concluiu a infraestrutura básica. Além disso, firmou convênio com o Estado para a construção dos muros de contenção e do sistema de drenagem, o que soma um custo aproximado de R$ 3,3 milhões.
A Ordem de Início dos trabalhos de infraestrutura complementar foi dada em junho de 2025, porém, as obras não iniciaram de imediato devido a questões relacionadas à logística com a empresa responsável pela construção das casas. Tão logo começaram, a empresa responsável pelas contenções trabalha de forma contínua, inclusive em dias de chuva, garantindo o andamento do cronograma firmado.
Uma nova reunião está marcada para esta quarta-feira, 10 de setembro, com a presença do secretário estadual de Habitação, Carlos Gomes, representantes da empresa executora, do município e das famílias. “A expectativa é que seja apresentado um cronograma atualizado e realista para a conclusão e entrega das casas. Nosso maior compromisso é devolver dignidade a essas famílias, que perderam não apenas seus lares, mas também parte de sua história. Avançamos em muitas áreas de reconstrução no município, mas é fundamental que essa obra seja finalmente concluída”, reforça a Prefeita.
Fonte: Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Santa Tereza
Foto: Talissa Lucas
HOMEM MORRE EM ACIDENTE ENVOLVENDO CARRO E CAMINHÃO NA RSC-472, EM TRÊS PASSOS
POLÍCIA CIVIL APREENDE JOVEM POR MATAR SEGURANÇA, EM VACARIA
Pré-Conferências de Cultura iniciam nesta quinta-feira, 11, na Fundação Casa das Artes, em Bento