O governador do Estado, Eduardo Leite, sancionou o projeto aprovado pela Assembleia Legislativa que proíbe o corte de energia elétrica e a suspensão do fornecimento de água por inadimplência antes de final de semana, feriados ou ponto facultativo. O projeto, de autoria do deputado Elton Weber (PSB), tramitava desde 2017 e passou em Plenário no dia 3 de setembro. A nova regra se aplica a feriados nacionais, estaduais e municipais. A publicação da Lei nº 15.325 saiu no Diário Oficial do Estado na sexta-feira, dia 27 de setembro.
Pelo texto, a interrupção do serviço não será permitida entre as 0h de sexta-feira e às 8h da segunda-feira seguinte. A proibição vale também para o corte da 0h do último dia útil antes de feriados até as 8h do primeiro dia útil após. A partir da sanção da lei, a Federação das Cooperativas de Eletrificação Rural do Rio Grande do Sul (Fecoergs) irá sugerir que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) inclua a legislação em suas resoluções. Estados como Rio de Janeiro e Espirito Santo já possuem essa legislação.
“Estamos bastante satisfeitos, o nosso projeto corrige um problema em relação ao direito do consumidor, que ficava privado do acesso a serviços básicos porque nestes dias e horários, bancos e concessionárias estão fechados, impedindo o rápido restabelecimento do fornecimento”, justificou Weber, presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa.
Fonte: Agência de Notícias
Evento alusivo a Semana Nacional de Trânsito vai reunir mais de 900 pessoas em caminhada no bairro São Roque
Identificado casal que morreu em grave acidente no trevo São José, em Carlos Barbosa
Encontro da Mulher Empreendedora conecta negócios, tecnologia e futuro