SAMU REFORÇA SISTEMA DE ATENDIMENTO PARA POPULAÇÃO DE BENTO

A reportagem da Rádio Difusora esteve na tarde desta sexta-feira, 17, junto ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU – em Bento Gonçalves, no bairro Botafogo. Em conversa com a enfermeira Mirian Sartor, ela salienta que a ligação passa primeiro por Porto Alegre.

“O atendimento primeiro ocorre em uma Central de Porto Alegre, que atende Bento Gonçalves e em torno de 21 municípios do Rio Grande do Sul. A telefonista pedirá o endereço, ponto de referência, a gravidade da situação etc”, disse. Só depois deste processo é que um médico dá o aval para deslocar a ambulância até a ocorrência.

O trânsito de Bento Gonçalves, porém, ainda é uma dificuldade. “A nossa saída da base é imediata. A questão do trânsito, muitas vezes os motoristas que estão no trânsito não sabem o que fazer ou não escutam a sirene da ambulância. Pedimos que tenham mais atenção”, reforça a enfermeira.

O problema maior são os trotes, que infelizmente ainda ocorrem. “As vezes a gente chega no local e não tem nada. A gente descobre que na verdade é um trote”, lamenta.

Roger Mohr, Rosani Fleck, Rafael Hahn, Mirian Sartor e Gilberto Costa
Roger Mohr, Rosani Fleck, Rafael Hahn, Mirian Sartor e Gilberto Costa

Atendimento

As duas equipes do SAMU, Unidade Básica e Unidade Avançada realizam os atendimentos com as duas viaturas do SAMU na cidade de Bento Gonçalves e são selecionadas de acordo com a emegência a ser atendida.

O SAMU funciona 24 horas por dia. A chamada é gratuita para o telefone 192.

Quando chamar o SAMU

Nas urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população, como:

-ocorrências cardio-respiratórias;
-casos de intoxicações e queimaduras graves;
-ocorrências de maus-tratos;
-trabalhos de parto onde haja risco de morte da mãe ou do feto;
-crises hipertensivas e casos de tentativa de suicídio;
-quando houver acidentes com vítimas;
-casos de afogamentos, choque elétrico e produtos perigosos.

Como funciona o serviço do SAMU

A Central de Regulação em Porto Alegre, denominada SAMU Metropolitano, atende a todos os chamados de Bento.

Ao ligar para o 192 o cidadão será atendido pela telefonista que identificará a emergência passando as informações para o médico regulador que fará o diagnóstico e iniciará o atendimento, orientando a pessoa que fez a chamada sobre as primeiras ações. O médico também definirá qual das equipes atuará, a Básica ou a Avançada, dependendo da gravidade do caso. Se o número de vítimas exceder a capacidade de uma unidade, a outra será acionada para apoio.

O SAMU inicia o atendimento médico ainda no local e dá continuidade no deslocamento até o hospital, diferentemente dos outros serviços de socorro, que realizam apenas o transporte da vítima.

O SAMU poderá contar também com a Ação Pactuada, que são profissionais não-oriundos da saúde, como por exemplo os bombeiros, policiais rodoviários e brigada militar, que atuarão juntamente com o SAMU nas emergências, desempenhando ações de segurança, socorro público, salvamento, com a sinalização do local, estabilização de veículos acidentados, reconhecimento de áreas de risco como incêndios, materiais energizados e produtos perigosos.

Fonte: Central de Jornalismo da Difusora

error: Conteúdo Protegido