Bento Gonçalves iniciou, em 2019, o projeto pioneiro de regulação compartilhada remota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Médicos reguladores no município passaram a receber as chamadas de urgência realizadas por intermédio do 192. A partir desta sexta-feira, 1º de setembro, o trabalho passou ser ampliado com a Regulação Médica 24h, todos os dias da semana, no Município, através do compartilhamento remoto com a Central Estadual do Samu.
O responsável técnico e coordenador médico, Thyago Anzolin Coser, comentou que “isso traz mais qualidade e agilidade para o serviço, porque as equipes vão adiantando essa questão do endereço, e se surgir alguma dúvida em relação à referência, conseguimos triar mais rápido, chegar de forma ágil e manejar o paciente mais rápido através do médico regulador e transportar a vítima para o destino mais adequado. Com isso conseguimos melhorar o tempo resposta e de atendimento”.
Ainda conforme o médico, com esse serviço, o tempo de chegada da equipe médica diminui. “Sabemos que um tempo ideal é de 10 minutos, e esse tempo está sendo cumprido. A nossa média está excelente. É mais agilidade para a população, vidas que estão sendo salvas, e com isso a vítima tem mais chance de sobreviver sem sequelas”.
Para o secretário de Saúde Gilberto Junior “essa é uma ação que qualifica ainda mais o serviço prestado pela equipe. Agilizando o tempo de resposta e auxiliando a salvar mais vidas”.
Também estão em conclusão as obras da nova sede do SAMU. O espaço contará com área de estacionamento para seis ambulâncias, dois dormitórios de equipe básica, um dormitório, equipe de avançada, banheiro e vestiário masculino e feminino, cozinha e refeitório, administrativo e sala de treinamento. O valor é de R$ 1.530.090,00.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
PG
Executivo poderá contratar novos Contadores após aprovação de projeto na Câmara Bento
Vereadores aprovam reajuste salarial para médicos de Bento Gonçalves
Governador Eduardo Leite participa de missa em homenagem ao Papa Francisco